quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sono retemperador


Retempera o quê? Ao certo não se sabe.
Até hoje a ciência ainda não encontrou uma explicação para o sono, no entanto todos sabemos que a privação total do sono pode levar à morte.
A noite mal dormida – quando se torna regra e deixa de ser exceção – pode não nos levar à morte, mas dá-nos uma péssima qualidade de vida. Para que tenha ou, pelo menos contribua para ter uma boa noite de sono, aqui vos deixamos alguns conselhos de dois peritos na matéria, Dr. Gilles Besnainou, otorrinolaringologista e especialista em apneia do sono e Drª Véronique Viot-Blanc, psiquiatra e especialista em apneia do sono no hospital Lariboisière em Paris.
1. Jantar: deverá ser uma refeição ligeira porque o nosso metabolismo à noite é mais lento. No entanto deveremos comer o suficiente para não acordarmos a meio da noite com a sensação de barriga vazia.
2. Tablet ou telemóvel: estarmos “agarrados” a qualquer um destes aparelhos antes de dormir é um grave erro. Estes pequenos ecrans, em especial telas com luz azul, cativam o nosso cérebro e alteram o nosso relógio interno dificultando o dormir. A televisão, não tem esta contra-indicação. No entanto recomenda-se que bem melhor será ler um livro. Duas horas antes de ir para a cama, telemóvel ou tablet não devem ser utilizados.
3. Stress: as preocupações do dia, quer no trabalho quer na família são o pior inimigo do sono. Para ultrapassar esse problema é imperativo relaxar e fazer uma atividade tranquila nas duas horas antes de dormir. A leitura de um livro pode dar-nos a tranquilidade necessária que nos levará para os braços de Morfeu.
Não vá para a cama muito cedo, recomenda a Drª Véronique. As pessoas que têm problemas para dormir tendem a querer ir para a cama mais cedo, na esperança de dormir. É um erro.
4. Exercício físico: é um bom contributo para uma noite tranquila de sono, mas deverá ser feito até, o mais tardar, quatro horas antes de se deitar.
Foto e fonte: LeFigaro

Sem comentários: