domingo, 30 de outubro de 2016

Senhor Doutor


É, à semelhança de Senhor Engenheiro, um título deveras apetecível, demasiadamente.
Por pura alergia hereditária nunca gostei de ser tratado pelo grau académico. Manias, dirão alguns. Gostos, responderei.
Todos sabemos que para desempenhar um cargo político governamental não é necessário – por força de Lei – ter formação universitária. No entanto, não sei se para dourar a imagem se para a enlamear (masoquismo?), dizem ter títulos que não correspondem à verdade.
Faço minhas as palavras de Eduardo Pitta no seu blogue Da Literatura, que transcrevo com a devida vénia:
[ANDA TUDO DOIDO?
Num curto espaço de dias, dois altos funcionários tiveram de demitir-se por terem feito declarações falsas sobre as suas habilitações académicas. Na segunda-feira, dia 25, foi a vez de Rui Roque, adjunto do primeiro-ministro para os Assuntos Regionais. Roque frequentou o curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, sem o ter concluído. O cargo que exercia não exige licenciatura, o que acentua o ridículo da história. Ontem foi Nuno Félix, chefe de gabinete do secretário de Estado da Juventude e Desporto. Félix era apresentado como detentor de duas licenciaturas: Ciências da Comunicação (Nova) e Direito (Autónoma). As duas universidades desmentiram.
Tudo isto é deprimente. Vivemos no país dos doutores da mula ruça. Talvez fosse bom contar um episódio à rapaziada: o maior empresário português do século XX, António Champalimaud, que não tinha estudos superiores, demitiu um funcionário que um dia o tratou por «senhor doutor». Agora é ao contrário. Gente sem licenciatura, mas que não precisa, porque tem Obra e nome feitos, aceita ser tratada por doutor na televisão e nos jornais.]
Imagem: webcedário




Sem comentários: