domingo, 27 de fevereiro de 2011

A escola do Daniel

 
Publicou a Rádio Pax na passada 5ª feira, 24, uma crónica de Hugo Lança sobre o Daniel. Chamou-lhe Daniel, também podia chamar-lhe Pedro ou Joana.
O Hugo Lança olha e retrata o Daniel de uma forma diferente da nossa.
Este Daniel não nos interessa. Envergonha-nos.
Nós - que somos educados, civilizados e cultos - não gostamos do Daniel.
É tão cómodo para nós tratá-lo como delinquente.
É tão fácil resolver o problema do Daniel... metendo-o na cadeia.
E dormimos tranquilamente. E sonhamos com os anjinhos.
Até que um dia...

Parabéns ao Hugo Lança por nos mostrar uma realidade que nós fazemos questão de ignorar.

Eis a crónica:

Daniel gosta de ir à escola! Tem notas muito baixas, nunca fez os trabalhos de casa – até porque na casa de Daniel nunca entrou um livro -, os professores dizem que é desatento, os colegas queixam-se que Daniel é agressivo, mas o Daniel, contrariamente aos outros petizes, gosta de ir à escola!
Daniel não perde tempo a jogar playstation, não passa horas no facebook, não consome cinco horas de televisão por dia! Daniel ainda brinca na rua, ainda corre atrás de uma bola, pedala numa bicicleta, ainda conhece os cheiros da rua, os frutos da terra!
Daniel, contrariamente à esmagadora maioria dos gaiatos da sua idade, não gosta das férias! Por vontade e graça de Daniel, iria todos os dias à escola! Ainda que, para chegar à escola, tenha de acordar às sete da manhã, apanhar um autocarro feio de podre, velho e frio, porque alguém sentado num gabinete com ar condicionado, entendeu que era boa ideia começar as aulas às oito, ainda que o termómetro chore de frio!
Daniel não liga às roupas de marca e é dos únicos da sua aula que não tem telemóvel! Ouvi mesmo comentar, que uma televisão está a ponderar vir entrevista-lo, por ser um dos poucos portugueses que consegue sobreviver sem telefone no bolso! Daniel não gosta muito de tomar banho no inverno e gosta tanto das suas peças de roupa, que chega a usar a mesma roupa por vários dias!
Daniel adora a escola porque é na escola que toma a única refeição decente do dia! Daniel sonha em saber quem é o pai e fica triste por ver a sua mãe, uns dias drogada, outros bêbeda, a perder a juventude entre o café e casa, ou em sítios que Daniel prefere fingir que não sabe, enquanto esbanja o pouco que recebe do rendimento mínimo.
Dizem que Daniel é um puto problemático! Porque Daniel mente, rouba, bate, chama nomes e faz asneiras! Porque Daniel muitas vezes está sujo e chega a cheirar mal, porque Daniel bate nos coleguinhas, tem dificuldades em socializar e o único argumento que conhece é a força da violência! Daqui a meses Daniel faz 16 anos! Felizmente! Porque aos dezasseis já não é um puto e já pode ir preso! Porque deixa de ser um miúdo com problemas e passa a ser um criminoso! E ninguém deixa de dormir porque se prendeu um criminoso…

  

Sem comentários: