domingo, 3 de outubro de 2010

Laudes Matutinas e Vésperas I

 
O Ofício de Laudes, como oração da manhã, e o de Vésperas, como oração da tarde, constituem segundo uma venerável tradição da Igreja universal, como que os dois pólos do Ofício quotidiano; por isso, devem considerar-se como Horas principais, e como tais se devem celebrar.
O Ofício de Laudes destina-se a santificar o tempo da manhã; e, como se pode ver por muitos dos seus elementos, neste sentido estão estruturados. O seu carácter de oração da manhã está brilhantemente expresso nestas palavras de S. Basílio Magno:
«As Laudes matutinas têm por fim consagrar a Deus os primeiros movimentos da nossa alma e do nosso espírito, de modo a nada empreendermos antes de nos alegrarmos com o pensamento de Deus, segundo o que está escrito: “Lembrei-me de Deus, e enchi-me de alegria” (Salmo 76,4);
e ainda para que o corpo não se entregue ao trabalho antes de fazermos o que está escrito: “Eu Vos invoco, Senhor, pela manhã, e ouvis a minha voz: de manhã vou à vossa presença e espero confiado” (Salmo 5,4-5)».
Esta Hora, recitada ao despontar da luz de um novo dia, evoca também a Ressurreição do Senhor Jesus, a Luz verdadeira que ilumina todos os homens (cf. Jo 1,9), o “Sol de Justiça” (Mal 4,2), o “Sol nascente que vem do alto” (Lc 1,78). Neste sentido, compreende-se perfeitamente a recomendação de S. Cipriano:
«Devemos orar logo de manhã para celebrar, na oração matinal, a Ressurreição do Senhor».
 

2 comentários:

MARIA ANTÓNIA disse...

não é um comentário
é um pedido de esclarecimento
já soube mas esqueci
qual é a razão de haver vésperas I e II
agradecido
Pedro Pereira Bastos (mapmbastos@gmail.com)

Pe. Philip de Souza disse...

Caro Pedro,
As Laudes são cânticos inseridos no ofício divino a que se refere a Liturgia das Horas e são subdivididas em matutinas (oração da manhã) e vésperas (oração da tarde).
Vésperas I, II ou III - ou melhor, Laudes Matutinas e Vésperas I, II ou III - são apenas subdivisões que eu dei a este tipo de mensagem.
Não sei se respondi à sua questão, mas vésperas I e II - per si - não existe na Liturgia das Horas.
Sempre ao dispor,
Philip de Souza