segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Melhor da Semana 38

Lá (Espanha) como cá (Portugal). A doença está a espalhar-se rapidamente. Para impedir que esta pandemia se alastre ainda mais, elegemos este post como O Melhor da Semana.
Temos TODOS que combater esta doença louca que incute nos outros – na sociedade em geral – o medo, o pavor, o histerismo colectivo sobre a gripe. Na circunstância a gripe suína ou gripe A.
O post eleito esta semana foi publicado no dia 19/09 no blog “Gripe e Calma” que é da autoria de médicos de família, pediatras, farmacêuticos, microbiólogos, estudantes de medicina, etc.

Passemos ao post com tradução da nossa responsabilidade:


E Chegou o Medo a Happyland

Num planeta da galáxia Alfa Centauri chamado Happyland, apareceu uma modalidade de biovírus nova que inquietou a população desse planeta.
Na capital de Happyland viviam 100.000 pessoas, das quais 90.000 não tinham problemas de saúde, e 10.000 tinham uma doença crónica ou algum factor de risco.
O vírus espalhou-se nalguns meses. Adoeceram 10.000 cidadãos sem factor de risco e cerca de 1.500 cidadãos dos que tinham algum problema de saúde.
Esta doença (a que chamaram “A Nova Gripe Alfa”) foi benigna, tendo feito apenas 5 mortos entre a população sem factor de risco (1 em cada 2.000) e 8 mortos entre a população com factor de risco (1 em cada 187).
Dito de outro modo, apesar de “A Nova Gripe Alfa” ter afectado muitos dos habitantes da capital, faleceram 1 em cada 18.000 saudáveis e 1 em cada 1250 cidadãos com algum problema de saúde. No total, 13 pessoas.

No entanto, algo de estranho se passou:
- A maioria dos profissionais de saúde aconselhavam e recomendavam calma. Explicavam à população como cuidar em casa os sintomas produzidos pelo vírus.
- Porém, outros organismos influentes, e fabricantes de “soluções” para “A Nova Gripe Alfa”, enviaram aos meios de comunicação social a seguinte mensagem:


40% dos pacientes que morreram eram saudáveis!

E chegou o medo.

(Nota: Qualquer semelhança com a realidade será pura coincidência?)

Sem comentários: