quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Debate: Beber ou não beber


Não beba nem um único copo!”, esta foi a advertência feita recentemente por um estudo publicado na revista científica The Lancet® que qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida é nociva à saúde, contrariando assim alguns estudos que indicavam o contrário, isto é, os benefícios do consumo moderado de bebidas alcoólicas para reduzir o risco da diabetes ou de doenças cardíacas.
Entre os 15 e os 49 anos, o consumo de bebidas alcoólicas é o fator de risco mais comum de morte e incapacidade. Em 2016, o álcool representou 6,8% das mortes nos homens e 2,2% nas mulheres.
A diferença entre álcool e tabaco é que não nos surpreendemos que o tabaco mata”, diz a autora principal do estudo, Emmanuela Gakidou, professora de ciências médicas na Universidade de Washington, “De fato causa-nos muita surpresa, inclusive entre investigadores, que o álcool seja tão mau para as pessoas como na realidade é”, adianta a mesma investigadora.
Porém, estes dados devem ser analisados com precaução. O estudo foi realizado com base em estimativas, o que significa que o cálculo dos riscos não é igual para todos.
Posto isto, a nossa conclusão pessoal é semelhante à máxima de Shakespeare: “Um bom vinho é uma coisa boa e sociável, quando de ele não se abusa”.
Texto: Nicholas Bakalar in New York Times, 28-08-2018
Foto: Revista Veja, BR

Sem comentários: