sexta-feira, 25 de março de 2016

Quintos, na rota do Guadiana


No passado sábado 19 a Câmara Municipal de Beja fez a apresentação na Casa do Povo de Quintos de um novo percurso pedestre homologado “Azenhas e Fortins do Guadiana”.
São 7 quilómetros junto à margem direita do rio Guadiana, numa paisagem entrecortada pelo seco e o exuberante, onde o rio, umas vezes fino e lento, outras muito rápido e largo, faz grandes barragens naturais, as bacias hidrográficas, salpicadas por azenhas e fortins que outrora vigiavam as fronteiras com Espanha.
O Percurso
Começa-se no Largo da Ponte, em Quintos, e segue-se para leste, junto ao ribeiro, pela rua que se torna em caminho rural. Tomar a direcção do Monte da Gravia dos Pisões onde se vira à direita junto à fonte. Eis que estamos em pleno terreno fértil, onde o regadio impera graças à chegada por via subterrânea das águas do lago Alqueva. Cerca de mil e duzentos metros à frente, fazer uma viragem apertada à esquerda, atravessam-se as ruínas do que já foi o importante Monte da Gravia do Meio, após o qual se inicia descida do barranco da Gravia para cruzar a sua linha de água que, em alturas de chuvas, implica atravessar a vau. Sobe-se a vertente sul do barranco passando ao lado do Monte do Telheirinho para virar à esquerda e seguir pela estrada municipal 1067 pouco mais de dois quilómetros, onde se vai de novo virar à esquerda em direcção à azenha do Vau, junto ao Rio Guadiana, que está a cerca de quilómetro e meio. Neste caminho, à direita, encontra-se a fonte do Vau de Baixo. Visitar a azenha, esta e outras, com extremo cuidado para não escorregar ou cair ao rio. Volta-se ao caminho para seguir rio acima, encontrando junto a este o Forte do Vau ou de D. Isabel, uma curiosa construção defensiva, sem portas nem janelas, que serviu de controlo à travessia que aqui acontecia de barca. Um pouco mais à frente encontra-se a azenha de Quilos, segue-se rio acima (atravessa-se o barranco da Gravia, que, em alturas de chuvas intensas, é difícil passar a pé) até avistar a azenha dos Machados, virando antes desta para uma longa subida em direcção ao Monte da Gravia dos Pisões. A partir daqui fazer o mesmo troço inicial até ao local de partida.
Ficha Técnica
Nome do percurso: Azenhas e Fortins do Guadiana
Freguesia: Quintos (atual União freguesias Salvada e Quintos)
Localização geográfica: Quintos | Beja | N37°57'46" W07°42'21"
De Beja para Quintos seguir pela EM 511, virar à esquerda para EM 513 e novamente à esquerda pela EN 391, passar a ponte e entrar na povoação, estacionando logo à direita, onde pode avistar o Painel Informativo do percurso.
Tipo de percurso: Circular
Distância: 14,8 km
Duração aproximada: 4 a 5h
Tipo de piso: Caminhos naturais e rurais
Desníveis: Subida longa
Grau de dificuldade: Algo difícil
Piso: Terra batida
Ponto de partida e ponto de chegada: Quintos, aldeia
Onde estacionar: Na entrada da aldeia, à direita



Sem comentários: