terça-feira, 1 de março de 2016

Carta ao meu filho…


Na revista Start&Go de janeiro-fevereiro publica Sara Cardoso a sua crónica habitual, desta feita intitulada “Carta ao meu filho...” que transcrevo e subscrevo.

«Carta ao meu filho…
Filho, não sei como escrever o sentimento que nutro por ti desde o momento em que o teu coração começou a bater em sintonia com o meu, dentro do meu ventre. AMOR é uma palavra muito pequena para descrever o que sinto.
Chega a ser aterradora esta emoção que não cabe dentro de nós e que cresce a cada dia que passa. É bom de mais ser Mãe… mas é, sem dúvida, o maior desafio que a vida nos coloca. Ser responsável por ti é uma dádiva, é acreditar que podemos fazer a diferença no Mundo, tornando-te num Bom Homem. Por isso, prometo:
Estar disponível para te ouvir e dar atenção, mesmo quando a tua voz não se manifestar e apenas os olhos falarem.
Ter os braços sempre abertos, para te abraçar e dar carinho. Serei o teu porto de abrigo, onde encontrarás a paz e a compreensão.
Ser firme e impor limites, mesmo que te sintas frustrado e que exija de mim muita paciência e persistência.
Cumprir as minhas promessas, para que possas confiar em mim, e ver-me como um ombro amigo e conselheiro.
Aceitar as tuas escolhas, por mais que elas me façam sofrer. Serei capaz de ouvir os teus argumentos sem te julgar.
Ser justa, mesmo que isso implique não estar do teu lado, e te faça assumir a responsabilidade dos teus atos.
Dizer sempre a verdade, mesmo que esta te faça sofrer ou me prejudique. A confiança é a base de qualquer relação.
Agir em conformidade com o que acredito porque aprenderás mais com as minhas ações do que com as minhas palavras.
Tentar responder a todas as tuas perguntas. Quando não souber a resposta, espero ter a humildade para te dizer que não sei e juntos iremos encontrar a solução.
Estar presente para festejar as vitórias e para te amparar nas derrotas. Quando venceres, vais sentir o quanto é bom ganhar, no entanto, serão as desilusões que te tornarão mais forte e resiliente.
Elogiar e criticar com bom senso. Irei focar-me no que é verdadeiramente fundamental, a tua felicidade.
Respeitar a tua individualidade e aceitar o teu temperamento. Amar-te-ei tal como és. Falhar, porque uma Mãe que educa erra. Acredita que darei sempre o meu melhor, e tentarei não fracassar novamente, porque tu és o melhor de mim.
Com todo o meu Amor e Dedicação.»
Sara de Sousa Cardoso
Supervisora Pedagógica da Escola de Pais
Start&Go JAN | FEV2016
   

Sem comentários: