quinta-feira, 25 de abril de 2013

Adeus 25 de Abril

  
Passam hoje 39 anos sobre a queda do fascismo em Portugal.
Quintos há mais de trinta anos que festeja esta data de uma forma muito especial, única.Tudo começou por iniciativa dos trabalhadores da UCP Pioneiros da Reforma Agrária nos finais dos anos 70 do século passado.
Este dia era de confraternização entre todos, sem exceção. A todos era oferecido um almoço que tinha como prato principal borrego à pastora e em alternativa, para quem não gostava de borrego, um outro prato que por norma era cozido de grão ou de feijão. Aos participantes do almoço apenas era pedido que levassem consigo um prato, talher e... Apetite! Havia sempre quem também levasse um bolo feito de véspera após mais um dia de trabalho. Nesse tempo, até parece mentira, toda a gente trabalhava.
Passados alguns anos os Pioneiros da Reforma Agrária deixaram de existir. Contrariando a vontade de mentes mais retrógradas a celebração do 25 de abril continuou nos mesmos moldes, com a mesma força, com uma participação sempre cada vez maior. A assegurar este acontecimento ficou a Junta de Freguesia de Quintos, quer logística quer financeiramente. Até hoje.
São poucas, muito poucas as terras em que se comemora a conquista da Liberdade desta forma, oferecer um almoço a toda a sua população e a todos os que quiserem participar nesta celebração. É sempre bem-vindo quem vier por bem, é o lema de Quintos.
Todos acreditam quer este será o último ano que se celebra o 25 de abril em Quintos, desta forma.
A Freguesia de Quintos irá morrer no outono próximo, aquando das próximas eleições autárquicas, e com a sua morte morrerá também esta peculiar forma de celebrar Abril.
Podem matar freguesias, podem condenar à fome e à miséria um povo inteiro, mas nunca se esqueçam que isso é só até que o Povo diga BASTA!
Esse dia já esteve mais longe.
  

Sem comentários: