domingo, 17 de abril de 2011

A Bíblia

 
Do último número do boletim paroquial de Quintos – O Sino – retirámos o seguinte texto de autoria do senhor diácono José Rosa Costa:


A Bíblia

A Bíblia, ou Sagrada Escritura, é, por excelência, o livro dos Cristãos, que contém um conjunto de livros divididos em Antigo Testamento (AT) antes de Jesus Cristo; e Novo Testamento (NT) depois de Jesus Cristo.
O seu género literário é composto de livros históricos, didáticos e proféticos. Todos esses livros são de inspiração divina, embora escritos pelo punho humano. A Bíblia é, portanto, palavra de Deus dirigida aos homens.
O Antigo Testamento é a história da revelação de Deus ao povo de Israel, narrada e explicada pelos autores sagrados e escrita nos livros da Antiga Aliança como verdadeira Palavra de Deus.
O Novo Testamento contém os livros inspirados que nos narram a vida, doutrina e obra de Jesus Cristo, Deus feito Homem.
A Igreja venerou sempre a divinas Escrituras (Bíblia) como o próprio Corpo do Senhor e sempre as considerou, com a Sagrada Tradição, como regra suprema da sua fé, e, por último, chama-lhe a fonte pura e perene da vida espiritual. (DV.21).
Nenhum cristão pode ignorar a Bíblia que deve possuir para tomar contato com a Palavra de Deus.
Lembramos que em cada celebração da Missa ou da Palavra são lidos e explicados textos bíblicos, por isso há toda a conveniência que participemos, pelo menos, na Missa Dominical da paróquia.

José Rosa Costa in 'O Sino' Abril 2011
 

Sem comentários: