domingo, 31 de maio de 2015

Santos Populares


São três: Santo António, São João e São Pedro. Antigamente bastante festejados em Portugal e em Quintos em particular onde era comum haver mastros em várias rua da aldeia e até os montes em redor de Quintos (Monte do Padre, Montes Novos, Monte Corvo e os mais distantes como o Monte dos Pisões e a Corte Condessa) não fugiam à tradição. Sem as modernices de agora em que se recorre à amplificação e distorção de som, à exploração com fins lucrativos de comes e bebes, nessa altura o mastro dos Santos populares tinha como objetivo o divertimento, cantar, dançar, confraternizar.
Cantava o povo o seguinte refrão: A treze do mês de junho / Santo António se move / São João a vinte e quatro / e São Pedro a vinte e nove.
Do mês que amanhã começa, publica o Boletim Paroquial de Quintos «O Sino», o seguinte texto de autoria do senhor Diácono José Rosa Costa que, com a devida vénia, aqui transcrevemos:

«Santos Populares
S. António; S. João; S. Pedro;
O povo caracterizou estes três Santos com epíteto de "Populares". Não discuto a tradição, mas admito que uma das causas esteja ligada à devoção que o povo lhes dedica, ligando-os a festejos populares.
Não obstante a força festiva tradicional e popular que carregam e que os tornou uma referência para algumas populações, gostaria de, em parcas palavras, fazer uma sintética biografia da cada um deles para que, de facto, não esqueçamos quanto representam na nossa vida de cristãos:
*Santo António, frade franciscano, foi um brilhante teólogo, pregador, místico e asceta, que também cultivou o amor aos pobres.
*S. João anunciou o Reino dos Céus, foi chamado o Precursor e batizou Jesus no rio Jordão.
*S. Pedro foi um dos Apóstolos a quem Jesus disse: "Tu és Pedro, pedra sobre a qual edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18-19). Foi ainda um destemido anunciador do Evangelho e pela fé em Cristo sofreu o martírio.
Devemos também ver estes Santos pelo muito (ou pelo tudo) que deram e amaram em nome de Jesus.»

Diácono José Rosa Costa, O Sino, JUNHO 2015