sexta-feira, 15 de maio de 2015

Quintos em tamanho GRANDE


Quintos, o Alentejo, Portugal e o resto da Europa estão a perder população. Pouco ou nada tem sido feito para inverter esta tendência que pode ter efeitos catastróficos a médio prazo.
Mas há resistentes! Gauleses tipo Astérix e Obélix (relembrando a semana romana que agora decorre em Beja).
Em Quintos, apesar de cá não residir mas ser filho da terra, temos o nosso Astérix, Francisco Costa de seu nome.
Escreve o Diário do Alentejo de hoje «Numa época em que tudo aconselha a conter, nos orçamentos como nas famílias, há quem ouse ir para além do segundo filho, do tal “casalinho” que nos habituámos a aceitar como “normal”», a família Costa tem - até ao momento - 6 (seis) filhos. É fantástico!
Se os residentes em Quintos tivessem seguido este princípio, certamente não teríamos perdido a freguesia (digo eu...).
Uma frase que adorei, de Lúcia, esposa do Francisco: «Perguntam-me como é que eu faço comida para tanta gente. Eu não sei responder a isso. Eles não apareceram os seis de repente. Fui aprendendo, fomo-nos adaptando às circunstâncias. Não há pozinhos mágicos. É também assim nas outras casas».
As maiores felicidades à família Costa!


Foto: José Serrano | Diário do Alentejo