sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O Post do Mês de Dezembro

 
Sempre me senti fascinada pela diplomacia.
Sempre olhei para a diplomacia não como uma carreira profissional ou uma arte, mas um dom.
Ser bom diplomata não se aprende, nasce com a pessoa. Posso estar errada, mas é isso que penso.
Para ilustrar este meu pensamento deixo aqui um post do senhor Embaixador Francisco Seixas da Costa, embaixador português em Paris, que elegi como o melhor deste mês.
Acontecimento real ou não, é uma lição de diplomacia.

A colher

O diplomata ia a sair do jantar, em casa de um amigo, no posto onde estava colocado. Já perto da porta, o empregado da casa, que ele conhecia de há muito, revelou-lhe a sua indignação: tinha acabado de ver um determinado convidado meter ao bolso uma colher de prata do serviço de café. Valia a pena dizer ao patrão, com o risco de ir criar um escândalo?
Não, não valia a pena, aconselhou o diplomata. E, para surpresa do empregado, pediu-lhe uma colher idêntica, meteu-a no bolso do casaco e regressou à sala, onde a festa ainda ia animada.
A certo passo, aproximou-se do indivíduo que surripiara a colher e, em tom de cumplicidade, disse-lhe, mostrando discretamente a colher que acabara de meter ao bolso: "Meu caro, dizem-me que "eles" já sabem que fomos nós quem sacou as duas colheres que faltam. Vou pôr a "minha" discretamente naquela mesa ao fundo. Quer lá pôr a "sua" também?".

Postado por Francisco Seixas da Costa em 25/12/2010 in 2 ou 3 coisas
 

1 comentário:

Francisco Seixas da Costa disse...

Muito obrigado pela sua atenção. Desejo-lhe um excelente 2011.