domingo, 12 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição

 
Celebra-se a 08 de Dezembro o seu dia.
Apenas na passada 6ª feira me chegou às mãos “O Sino” - Boletim Paroquial de Quintos referente ao corrente mês. É dele que transcrevo o texto publicado na página 3.

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 8 de Dezembro de 1854. Mas desde há muito que se acreditava nesta verdade.
Portugal sempre teve particular devoção a Nossa Senhora da Conceição, documentada numa série de igrejas e monumentos. D. João IV, após a restauração da independência nacional, mandou cunhar moedas de ouro e prata, com o nome de «Conceição», e proclamou padroeira do reino Nossa Senhora da Conceição, em 1648. Desde ele, nunca mais os reis portugueses usaram coroa, porque rainha de Portugal só Nossa Senhora.
A Virgem Santa Maria, a eleita por Deus para ser a Mãe de Jesus, foi concebida sem pecado. Em Lourdes-França, numa das aparições a santa Bernardete, Nossa Senhora mostrou-se como sendo a Imaculada Conceição.
Orientados pela sua santidade e beleza, aproximamo-nos de Jesus no presépio, na Cruz e na Glória. Ele nos reenvia para ela: «Eis a tua Mãe» (Jo 19,26). Ela nos volta a reconduzir a Jesus: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2,5).
Também nós fomos escolhidos «antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados diante de Deus».
Compete-nos, ensinados por Maria, agradecer, cantar louvores, adorar, acreditar que «para Deus nada é impossível».
Neste dia 8 de Dezembro, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, repitamos muitas vezes a jaculatória: «Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós».
 

Sem comentários: