terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Post do Mês de AGOSTO

 
Em Portugal conduz-se acima dos limites permitidos na Lei.
Não é um dever, é uma obrigação!
E quem o não fizer sujeita-se a todo o tipo de impropérios por parte dos outros condutores, por lhes dificultar a vida.
O excesso de velocidade, o desrespeito pelas regras e regulamentos mais básicos da condução automóvel é praticado com toda a leviandade não apenas nas estradas mas também, e principalmente, dentro das localidades. Exemplo disso são, uso e abuso de telemóvel enquanto se conduz, desrespeito pelo sinal vermelho (já nem falo no laranja, que para 99% dos condutores é igual ao verde), desrespeito pela distância segura em relação à viatura da frente, desrespeito pela passadeira de peões, etc.
A impunidade com que isto se faz só tem paralelo num país de terceiro mundo.
Recordo-me de há uns anos perguntar a um alto responsável do MAI, colega de circunstância num seminário, porque se circula impunemente em excesso de velocidade dentro das localidades. E ele, muito tranquilamente, respondeu-me: “Você já viu o que era esta cidade (Lisboa, no caso) se andasse tudo a 30 ou 40 km/h? Era como se o mundo parasse.” Preferi, por uma questão de educação, não lhe responder ...
O post que elegemos como Post do Mês de Agosto retrata, com algum humor, um pouco isso.


Em Roma sê romano?
Na autoestrada, iam todos em indesmentível excesso de velocidade. E eu com eles.
De repente, o primeiro da coluna travou, todos travámos, mas já foi tarde para os dois da frente.
Polícia!
Fez-se uma cena muito cómica: seguíamos todos com cara de anjinhos a 100 km/h, atrás do carro da brigada, e ninguém ousava os 120 permitidos. Nem pensar em ultrapassar a Polícia, dar nas vistas. Eia, cidadãos livres! Eia, adultos!
Os dois bodes expiatórios saíram da estrada. Senti pena, quase remorsos - pagariam eles a multa que todos merecíamos.
Ainda os outros avançavam lentamente para o castigo exemplar, já o pessoal à minha frente - vrrrrruuuuuuummmmmmmm - ia outra vez a duzentos. Ou assim.
Eia, valentes!

Publicado por Helena Araújo às 15:51 de 22/08/2010


Por coincidência este post foi publicado 24 horas e 9 minutos antes de um dos acidentes de viação mais grave que se registou em Portugal.

  

Sem comentários: