sábado, 28 de outubro de 2017

Nada a acrescentar


Não é a primeira vez, e seguramente não será a última, que aqui transcrevo o artigo de opinião de Vítor Encarnação no Diário do Alentejo. Titula ele os seus artigos com a frase “Nada mais havendo a acrescentar...” que, no caso que aqui transcrevo, se aplica sem qualquer tipo de reservas. Tudo o mais que eu pudesse dizer sobre isso, seria excessivo.
Com a minha humilde vénia e aplauso, aqui Vos deixo o artigo desta semana:
«Paciência. Estou aqui sentado, é onde me sentam que eu fico, tanto se me dá onde me deixam, pode ser já aqui perto do silêncio, não vale a pena é ocupar lugar em frente à televisão, deixem essa cadeira para aqueles que ainda gostam de se entreter, os meus olhos já pouco veem, são só vultos, tudo à minha volta, e dentro de mim, são vultos, fantasmas a empurrarem-me para ver se caio. Tenham para aí paciência comigo. O que seria da minha vida se não fossem vocês, vocês, meus anjos brancos, são a minha família, a de sangue não quer saber de mim, vocês é que me consolam, desculpem-me terem de me limpar e de me lavar, de me sentar na sanita, de me cortar as unhas, o cabelo, a dor, terem de me despir, de me ver nu, eu que poucas vezes me vi nu, não era isto que eu queria, ninguém é velho e desgraçado porque quer, nunca imaginei tal coisa, o que um homem era, eu tenho vergonha mas não tenho ninguém que me acuda. Dizem-me para não descoroçoar, aqui há desgraças piores do que a minha, a vida não é como a gente quer, a vida é que manda, não passamos de uns bonecos nas mãos da vida. Somos trinta e tal e vocês são tão poucos, mas sempre ouvi dizer que o amor se multiplica. Abençoo as vossas mãos e abençoo a vossa voz, vou falar com a doutora, do pouco que tenho serão vocês os meus herdeiros, são vocês a minha família, a de sangue morreu. Tenham para si paciência comigo.»
Vítor Encarnação, in DA de 27-10-2017

Imagem: quadro ‘Old Man in Sorrow’ de Vincent Van Gogh

Sem comentários: