domingo, 19 de julho de 2015

A sociedade de informação


Eric Schmidt, antigo CEO da Google, calculou que a cada dois dias a humanidade cria dados equivalentes aos que foram criados desde os primórdios até ao ano de 2003. Isto foi dito há cinco anos.
Processamos e difundimos dados/informação a uma velocidade e quantidade exponencial. Todos os dias se produzem mais de 500 milhões de tweets, partilham-se mais de 70 milhões de fotos no Instagram e mais de 4 mil milhões de vídeos são diariamente vistos no Facebook. Por cada minuto que passa são carregadas 300 horas de novos conteúdos no Youtube. Isto, para além de toda a informação de ordem profissional/empresarial, técnica, científica que é atualizada ao segundo. A IBM calcula que diariamente sejam gerados mais de 2,5 quintiliões de Bytes.
Mas já não somos apenas nós, humanos, que produzimos e difundimos informação na internet. Há o automóvel, os óculos de realidade virtual, pacemakers, satélites, e toda uma panóplia de equipamentos que geram informação e até se comunicam entre si sem ação direta do homem.
Estamos, de facto, cada vez mais ricos em dados, mas, ironicamente, cada vez temos menos retorno dessa avalanche de informação.
Fonte: Time 6-13JUL2015

Imagem: Forbes