domingo, 2 de novembro de 2014

Todos os Santos

  
Com a devida vénia, transcrevemos o artigo publicado na primeira página do Boletim Paroquial de Quintos «O Sino» do corrente mês, de autoria do senhor Diácono José Rosa Costa. 
NOVEMBRO
Novembro, no dizer popular, é o "mês dos Santos". Ainda, na boca o povo, novembro é o "mês das Alminhas".
De facto, no primeiro dia deste undécimo mês do ano a Igreja celebra o Dia De Todos os Santos, para lembrar todos aqueles - homens e mulheres - que ao serviço de Deus, da Igreja e do próximo, dedicaram a sua vida, alguns testemunhando-o com o martírio.
Os Santos, seguiram um percurso de vida, inspirados no Evangelho de Jesus, cujo lema era (é) servir e amar. O seu exemplo é o convite à santidade a que todos nós somos chamados.
Não lhes é devida latria (adoração), mas sim dulia (veneração), mas o fiel católico encontra e vê neles poderosos intercetores junto de Deus.
À luz deste dia, celebrando a Igreja triunfante em Todos os Santos, comemora-se no dia imediato (2) o Dia dos Fiéis Defuntos ou, de Finados, na gíria popular. Este dia, em que os nossos defuntos são lembrados mais efusivamente não deveria ser um dia (só) de entes queridos, que partiram à nossa frente chamados por Deus, terminando a sua missão na terra, estão agora livres dos tormentos da vida terrena, felizes, no outro lado da vida, à nossa espera onde um dia nos reencontraremos, na Casa do Pai Celeste.
Dia de Todos os Santos - Dia de Fiéis Defuntos! Duas datas que marcam profundamente a vida dos cristãos e que devem ser vividos na alegria pascal.
 
Diácono José Rosa Costa