terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A dignidade de um Homem do Norte

  
Teve lugar hoje pelas 12H00, no Salão Nobre da Assembleia da República, a cerimónia de atribuição do Prémio Direitos Humanos 2013, presidida por Assunção Esteves. Um dos premiados com a medalha de ouro foi José António Pinto, como reconhecimento do seu trabalho no Porto.
«José António Pinto, assistente social da Junta de Freguesia de Campanhã, conhecido pelo seu trabalho e empenho pessoal na resolução dos problemas daqueles que são socialmente mais desfavorecidos e vulneráveis», daqui.
José recusou receber a medalha e afirmou que a trocava por outro modelo de desenvolvimento económico.
A sala irrompeu em palmas e ainda ouviu José António Pinto pedir «Quero que os cidadãos do meu país hipotecado realizem os seus sonhos, quero que estes governantes estanquem imediatamente este processo de retrocesso civilizacional que ilumina palácios mas que, ao mesmo tempo, enche a cidade de pessoas a dormir na rua.» E terminou com chave de ouro «Não quero medalhas, quero que os cidadãos deste país protestem livremente e de forma digna dentro desta casa e que quando reivindicam os seus direitos por uma vida melhor não sejam expulsos pela polícia destas galerias.»
Bravo, José!

  
Foto: Miguel A. Lopes / Lusa

 

Sem comentários: