domingo, 19 de maio de 2013

Turismo em Quintos

  
Da Newsletter do Município de Beja de 17 maio, retirámos, com a devida vénia, o seguinte texto:

Empreendimento turístico Herdade do Vau abre brevemente

É junto ao rio Guadiana, no concelho de Beja, freguesia de Quintos, que quem visita esta herdade poderá apreciar a paisagem, a biodiversidade e acordar para ouvir o silêncio nesta nova unidade hoteleira.
O projeto global definido para a Herdade do Vau, integra três vertentes. A vertente agrícola, em que o projeto vitivinícola é o principal e em pleno desenvolvimento, inclui também a produção e comercialização de azeite, de ervas aromáticas e medicinais. A turística, com especial ênfase no enoturismo, recuperou e reabilitou o edificado e conta agora com licença utilização turística. E a cultural, com a realização de eventos especialmente concebidos para a Herdade do Vau. O início da exploração está previsto para breve.
Mais um investimento no concelho de Beja que enriquece a oferta para o país e para o mund
o.


No sítio do empreendimento turístico Herdade do Vau podemos informar-nos do que consta este projeto.
É da Herdade doVau o texto que se segue:

A Herdade do Vau, um espaço mágico

No concelho de Beja, freguesia de Quintos, localizada junto ao Guadiana, a propriedade tomou o nome de VAU por estar próximo de um local do rio, com baixios de pedras, que permitiam atravessá-lo a pé ao a cavalo. Dizia-se “atravessar o rio a vau”! Por curiosidade a expressão em inglês é “Ford”.
Não estando confirmado, mas atendendo a este facto e à toponímica “Gravia” (que não é mais que “Gran Via”), diz-se que por aqui passava (atravessava o rio) uma das vias romanas de ligação a Beja (Pax Julia)...
É um espaço com uma biodiversidade extraordinária. A modelação do terreno, a presença abundante de água, o clima, favorecem a presença espontânea de ervas aromáticas, medicinais, condimentares (poejo, rosmaninho, orégão, erva-cidreira, tomilho, hipericão, etc., etc.). Uma diversificada fauna, nomeadamente algumas espécies protegidas, como é o caso do Sisão.
Por fim, vale a pena referir a paz e serenidade que este espaço nos oferece. Há mesmo quem diga que vale a pena acordar para “ouvir o silêncio”!
  

2 comentários:

Anónimo disse...

It's not my first time to pay a quick visit this site, i am visiting this web site dailly and take pleasant information from here daily.
Take a look at my website ... vuelos a hong kong

Anónimo disse...

Howdy just wanted to give you a brief heads up and let
you know a few of the images aren't loading correctly. I'm not sure why but I think its
a linking issue. I've tried it in two different browsers and both show the same outcome.
Also visit my blog post - china airlines