quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Azeitonas demasiado amargas

Azulejo: Oficina Cerâmica
 
Noticiava ontem o jornal Público que o deputado do PCP eleito por Beja «questiona Governo sobre alegadas situações de “exploração laboral” de imigrantes em Beja».
Segundo o deputado João Ramos, adianta o Público, foram descritas ao Grupo Parlamentar do PCP «várias situações de imigrantes literalmente amontoados nos locais de residência», havendo grupos de «dezenas de pessoas a partilhar instalações sem as mínimas condições de segurança, privacidade e conforto».
Esta situação é do conhecimento de todos. É recorrente.
Há anos que a zona de Beja é "invadida" por imigrantes sazonais no tempo da apanha da azeitona. Já no ano passado se registou um aumento significativo dessa vinda de imigrantes. Este ano, ao que consta, foi um boom!
Em Quintos são mais de uma dezena os que vivem há mais de um mês numa única habitação na Rua da Sociedade. Homens, mulheres e crianças. Há cerca de duas ou três semanas um grupo de novos imigrantes "ocupou" o Monte do Outeiro, próximo da antiga estação do caminho-de-ferro, onde vivem (?) num casão antigamente destinado a armazenar palha. Desde ontem novo grupo - cerca de 15 pessoas - alugou um armazém no Monte dos Pisões onde dormem sabe-se lá em que condições.
Esta situação não é secreta. É do conhecimento de toda a gente, autoridades incluídas.
Em Salvada e Baleizão a situação não é melhor, pelo contrário. Nestas duas últimas aldeias existe posto da GNR. Será que a GNR está ao corrente desta situação? Talvez ande distraída.
É indiscutível que anda gente a ganhar com esta situação e aqueles que menos ganham são, obviamente, os que andam a apanhar azeitona. Para estes - a maioria - a azeitona é demasiado amarga.
 

Sem comentários: