quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ano Pastoral 2012/2013

 
Para o próximo ano pastoral - 2012/2013 - na Diocese de Beja, transcrevemos, com a devida vénia, a nota informativa emanada pelo Senhor Bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas.
 
Devido a várias complicações, não foram publicadas as nomeações e transferências possíveis em tempo oportuno, como nos anos transatos, pelo que peço desculpa e compreensão aos membros do clero e comunidades implicadas. Neste momento ainda há alguns assuntos a esclarecer e resolver, mas passo a comunicar o que está decidido.
O Padre João Paulo Bernardino vai assumir a paróquia de Milfontes e a assistência espiritual no Instituto de Nossa Senhora de Fátima e dar algumas aulas de EMRC no Colégio de Nossa Senhora da Graça. A tomada de posse será a 9 de setembro, na missa paroquial das 11,00 horas.
O Padre Francisco de Sales Teixeira vai assumir as paróquias de Alvalade e Ermidas e colaborar no projeto da missão. A tomada de posse será a 16 de setembro, 17.00 horas, em Ermidas-Sado, seguindo-se um lanche na feira medieval de Alvalade.
Para Mértola, em vez do Pe. João Inácio Carreira Mónico, CSSP, virá outro padre espiritano em fins de outubro, que será nomeado in solidum com o Pe. António Luís Marques de Sousa, CSSP.
A comunidade de Santiago do Cacém  vai assumir também a paróquia de S. Francisco da Serra.
O Padre João Paulo Quelhas Domingues assumirá temporariamente a administração paroquial de Alvito, Vila Nova da Baronia e Odivelas, a partir do dia 9 de setembro.
O Padre Dário irá estudar para o Algarve durante dois anos e ajudará na pastoral do Algarve.
Em princípios de setembro chega à diocese um membro do instituto dos missionários xaverianos, da Colômbia, mas a trabalhar no Equador, o Padre Carlos Hernan Sepúlveda Escobar, para uma ajuda temporária.
O Padre Erbério, com muita pena e gratidão da nossa parte, vai regressar a Moçambique, diocese de Quelimane, em finais de setembro.
Comunico ainda que a comissão da pastoral familiar pediu a demissão e será preciso constituir uma nova.
Nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro Pastoral de Beja, teremos as reuniões do clero, sendo o primeiro dia dedicado à reflexão sobre a nova evangelização, o sínodo diocesano, o plano pastoral, etc., com início  às 10,30 horas. Também será apresentada a nova página (site) da diocese e a informatização das dioceses. Não esqueçamos o pedido feito para indicarmos os delegados dos arciprestados ao sínodo.
No dia 29 de setembro teremos o DIA DIOCESANO, com organização do SCAP, cuja agenda será comunicada em breve.
Com os melhores cumprimentos e desejo de bom recomeço do ano pastoral, subscrevo-me com toda a amizade e sempre ao dispor
 

† António Vitalino, Bispo de Beja
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr.Bispo,
O Padre Sales irá tomar posse em Ermidas Sado. E em Alvalade? Relembro-o que são duas freguesias distintas, pelo que me parece correcto tomar posse em Alvalade e Ermidas. Ou não?

Anónimo disse...

Bom dia,não acredito que o Padre Francisco Sales não tome posse também em Alvalade. Será que estou lendo bem? Toma posse em Ermidas e depois vem lanchar a Alvalade? E quando se apresenta á comunidade de Alvalade?
Isto a ser verdade começamos logo mal, mais uma vez.