domingo, 25 de abril de 2010

Os Cravos Também Picam

  
Há quem tenha nojo de usar um cravo no dia 25 de Abril.
Há quem tenha vergonha de dizer que é democrata.
Uns, preferem usar uma rosa ou um malmequer; outros preferem dizer-se liberais.
Hoje celebra-se o 25 de Abril como quem celebra o Carnaval. É um dia de festa, ou melhor, um dia feriado.
Não sei ao certo o que tinham em mente os capitães de Abril, mas seguramente não era este fim. Um país que, a cada dia que passa, os ricos estão mais ricos e os pobres mais pobres, não era o objectivo dos militares que derrubaram a ditadura salazarista.
É triste e até comovente ver um povo conformado e resignado. Sem objectivos. Vergado.
Não foi para isto que existiu um 25 de Abril.
Lutar por um amanhã melhor não é uma vergonha, é uma Honra!
Há que lutar – com todas as armas – por um 25 de Abril Sempre!
E aqui 25 de Abril Sempre, não tem qualquer tipo de conotação politico-partidária. É apenas e não só sinónimo de Liberdade e de Justiça Social.
Hoje querem ridicularizar as comemorações do dia 25 de Abril. Amanhã transformá-lo-ão num dia de trabalho normal para mais fácil se esquecer que o Povo português já um dia sonhou.

domingo, 18 de abril de 2010

A Fragilidade Humana


Quanto mais a humanidade evolui tecnologicamente mais refém fica dessa mesma tecnologia.
Hoje, se por qualquer motivo, os telemóveis deixassem de funcionar seria o caos nos países desenvolvidos. Escusado será dizer que o mesmo se aplica à Internet. Pior que as duas anteriores seria o colapso da energia eléctrica.
As tempestades solares, cíclicas, causam sempre distúrbios na comunicação de voz/dados e no transporte de energia eléctrica. Até ao momento o homem soube colmatar e reduzir a valores meramente residuais os efeitos nefastos dessas interferências.
Sem ser profeta da desgraça é óbvio que perante uma tempestade solar de grande proporção (elas são sempre enormes!) poderemos assistir a um colapso total dos meios de comunicação e de abastecimento de energia eléctrica. E se isso acontecer não será a nível local ou regional, será a nível planetário.
O vulcão islandês veio demonstrar o quanto nós somos pequenos perante a Natureza. Se o efeito de cinzas vulcânicas persistir durante mais uma ou duas semanas as repercussões económicas serão enormíssimas. Se esse efeito se prolongar no tempo durante meses (ninguém pode dizer que sim nem que não) as consequências são inquantificáveis.
A 27 de Agosto de 1883 entrou em erupção o vulcão Krakatoa situado na Indonésia. Com uma cratera de 16 km de diâmetro atirou rocha a mais de 15 km de altitude e a sua nuvem de cinzas espalhou-se por todo o Globo. Se fosse hoje colocaria durante meses toda a aviação comercial em terra.
Krakatoa não passa de um principiante de vulcão comparado com o vulcão Yellowstone situado no Estado de Wyoming, USA. Com uma cratera com 60 km de comprimento por 40 km de largura é, no meio científico, considerado como um super-vulcão.
É desnecessário enumerar os efeitos de uma erupção deste monstro.

domingo, 11 de abril de 2010

Ter ou Não Ter Classe


Nós, cidadãos comuns, olhamos para a classe politica de baixo para cima. Para os gestores das grandes empresas, também. Para os magistrados, idem.
Porquê?!
Porque são pessoas superiores.
São pessoas que colocam o interesse colectivo acima do interesse particular. São pessoas que foram formadas e educadas para serem líderes. São pessoas íntegras.

Mas há excepções.
Há deputados da nação que vivem há anos em Lisboa mas mantêm como residência oficial a casinha lá na terra. Resultado, solicitam ajudas de custo para a deslocação da sua casa (algures no interior do país) até ao seu posto de trabalho (Lisboa). Há agora o caso da miúda com residência em Paris. Qualquer dia aparece um com residência em Auckland ou até mesmo na Estação Espacial Internacional. O ridículo já não tem limites.

Depois há os casos bem mais violentos, mas que, até prova em contrário é tudo boa gente: Portucale, Freeport, submarinos. Uma coisa é certa, os números que a comunicação social tem atirado ao ar, não passam de trocos comparados com a realidade.

No entanto, se o Zé Manel, que está a receber subsídio de desemprego porque a empresa onde trabalhava fechou, for apanhado a fazer um biscate para um vizinho, não é preso, mas tem que devolver o dinheiro recebido da segurança social com dois palmos de língua de fora.

Moral da história: não há!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Madre Teresa

 
Há pessoas que nasceram para sofrer.

Apesar de sempre ter vivido só a pensar no seu semelhante, ajudando sem olhar a quem, por vezes – sabe Deus! - com que sacrifício, fazendo projectos a amigos e desconhecidos sem cobrar um tostão e vem o Público, ingrato, acusá-lo de operações menos claras enquanto deputado.

Logo ele, um Santo homem!

Será que o Público não tem mais nada que fazer do que difamar, ultrajar, enlamear o bom nome deste Santo?

Não estará na altura de riscar a azul (ou rosa) este pasquim a soldo de comunistas?

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Chi Ha Paura Della Verità?

Diz o Senhor Bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas na sua Mensagem Pascal que “os lobbies dos poderes anti-igreja, que não aceitam a verdade da fé cristã, (…) montaram uma campanha, que tem como objectivo denegrir e derrubar o actual Papa”.
Vem isto a propósito dos conhecidos e cada vez mais abundantes casos de pedofilia no seio da Igreja. Há muito que se sabia que a pedofilia existia no seio da Igreja. Comentava-se, não abertamente
por receio, mas era do conhecimento geral que crianças entregues à guarda de instituições religiosas eram abusadas sexualmente. Não por estranhos, mas por pessoas dessas instituições.
Não eram todos, como é óbvio. Eram (ou são!) uma minoria a abusar sexualmente das crianças. Felizmente há pessoas ligadas à Igreja, a maioria, que são contra esta praga de tarados.
No entanto, quem tenta denunciar estes casos é, muitas das vezes, confrontado com a acusação de estar a tentar lavar roupa suja em praça pública. Em contrapartida as mais altas instâncias da Igreja Católica têm feito uma tentativa de branqueamento de clérigos envolvidos em acusações de pedofilia.
De que tem medo a Igreja?
Por que se tenta esconder um crime hediondo?

O Melhor Post de Março

Há criminosos que nós abençoamos.
E quando não são abençoados são, pelo menos tolerados. Tolerados por nós cidadãos comuns, tolerados pelo sistema judicial e abençoados por uma máfia instituída. Uma máfia legal. E poderosa.
Os criminosos a que me refiro são as claques desportivas. Todas.
É sobre elas o post que nós elegemos como o melhor do mês de Março escrito por JPB no blogue Janelas.

Onde Falhámos?

O facto de largas centenas de criaturas terem como passatempo portarem-se colectivamente de uma forma que faria corar de embaraço qualquer bando de babuínos é um facto que seria apenas intrigante e, vá lá, deprimente, se não fosse assustador. As claques de futebol fornecem hoje em dia um dos espectáculos mais boçais que é possível imaginar.
Onde é que falhámos todos, que tornámos possível - ou até, se calhar, encorajámos - semelhante barbárie? Onde é que falhámos, que produzimos gente como os dirigentes desportivos que são capazes de apelar a "ambientes difíceis" na recepção aos adversários e não são imediatamente levados perante um juiz que lhes imponha, no mínimo, um termo de identidade e residência? Que pactuamos com a vacuidade moral, ética e intelectual deste mundo de criaturas mafiosas, corruptas e pindéricas que gira em torno e no futebol, e os tratamos como heróis do quotidiano e até modelos de virtudes?
Onde é que falhámos, que produzimos aquela sub-humanidade idiota e ululante das claques? Que achamos natural ver aquelas multidões de imbecis acarneirados empilharem-se voluntariamente em autocarros escoltados por polícias que os conduzem como gado que afinal são, sovando-os aqui e ali com indisfarçável e compreensível gosto? Onde falhámos, que não sucumbimos logo a um ataque de vergonha por partilharmos com eles (em princípio, pelo menos) a mesma natureza humana?
Onde é que falhei, que ao vê-los começo a pensar em sítios feios com arame farpado à volta?

Que Deus tenha piedade de mim.

Escrita por JPB em 22/03/2010