quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Idoso

Hoje é o Dia Internacional do Idoso. Por isso, quero aqui prestar a minha Homenagem ao Idoso.
Quero acima de tudo, prestar a minha solidariedade ao idoso.
Não a todos os idosos.
Não ao idoso que se faz passear na sua limousine com motorista e segurança privados.
Não ao idoso que encontramos na rua bem vestido e maquilhado que aparenta ter menos 20 anos.
Não ao idoso que frequenta universidades sénior, ginásios, spa's, concertos, etc.
Não!

Hoje quero prestar a minha homenagem e solidariedade ao idoso que jamais me irá ler.
Que, provavelmente nem sabe ler.
Que, provavelmente nem sabe o que é a internet.
A minha homenagem vai para o idoso que, após uma longa vida de trabalho, se vê sozinho. Textualmente sozinho.
A minha homenagem vai para o idoso que vive a um canto sem amigos nem família. Ignorado. Desprezado. Violentado fisica e psicologicamente.
Uns são despejados num depósito de velhos (a que pomposamente se chama Lar de Terceira Idade), outros nem a depósito têm direito. São pura e simplesmente abandonados.
Se têm o azar de ter uma dor (o que nesta fase da vida é bastante comum) os familiares levam-no imediatamente ao hospital mais próximo e depois “esquecem-se” de o ir buscar ...
Estes idosos foram pessoas. Já não são. Foram pessoas que trabalharam uma vida. Uns mais honestamente, outros menos, mas deviam ter direitos, já que os deveres – esses! – há muito foram cumpridos. Hoje não são nada, nem ninguém.
No entanto há excepções. Há quem, mesmo com o pouco que tem se recuse a abandonar os seus idosos. Infelizmente uma minoria (muito, muito pequena). Para esses o meu Bem Hajam!
Nas civilizações que nós inteligentes (europeus e americanos) consideramos atrasadas, incultas, etc. o idoso é respeitado e venerado pelo que já fez. O idoso, para eles, é uma fonte de Saber.
Para nós o idoso é uma fonte de problemas.
Falta-nos inteligência para nos apercebermos quanta inteligência nos falta.
E é muita, seguramente.
Um bom dia do Idoso a quem não me pode ler.

3 comentários:

Anónimo disse...

e como Quintos está bem cheiinho de idosos.
Cara Deolinda V, prometi que voltava e voltei.
deixo um breve comentário.
já agora não sei se é de Quintos, mas coloque aqui no blog, que em pleno século XXI, em Quintos, é uma carga de trabalhos, ter telemóvel, porque rede, nalguns pontos "nem vê-la".
passo a assinar por S, sempre que comentar um post.
Como da outra vez me mandou beijos, devolvo o cumprimento. bjs.

Deolinda V disse...

Pois é, caro/a S, realmente a rede móvel não é famosa em Quintos.
Quando vou a Quintos não tenho problemas de rede - o meu tlm é Vodafone - e como em Quintos existe uma pequena antena retransmissora da Vodafone, tenho rede. TMN e Optimos é que é zero.
Mas há casos mais gritantes e que merecem ser denunciados: não há médico, não há apoio a quem mais precisa, o sinal de televisão não presta, o sinal de rádio em FM não existe, etc.
Tenha um bom dia.

Ricardo Roehe disse...

Boa tarde, gostaria que me ajudasse nesta minha campanha de divulgação quanto aos maustratos ao idoso, onde a principal vitima deste caso foi meu Pai idoso de 77anos.
Se puder divulgar meu blog ficaria grato.
http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com
Att,
Ricardo Roehe