segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Sino da Minha Paróquia



Há anos que o Sr. José Rosa Costa, diácono da paróquia de Quintos, mensalmente me faz chegar o último número do nosso Boletim.
Já lhe expressei pessoalmente o meu bem haja, mas quero aqui e agora fazê-lo publicamente: Obrigada Sr. Diácono José Costa!
Como católica apostólica romana e praticante é para mim um prazer imenso ler o nosso Boletim; mas creio que mesmo que o não fosse, lê-lo-ia com igual prazer.
Com a devida vénia ao Boletim Paroquial de Quintos, transcrevo, do último número, o seguinte texto:
“Precede-vos na Galileia
Neste tempo pascal, temos certamente dificuldade em ver Cristo ressuscitado, pois a Sua presença é visível apenas aos olhos da fé. Mas Ele está vivo no nosso quotidiano.
Ao entrarem no túmulo, as mulheres viram um jovem sentado, vestido com uma túnica branca e ficaram assustadas.
O jovem disse-lhes:
«Não vos assusteis. Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou! Não está aqui. Ide dizer aos Seus discípulos: 'Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá O vereis'».
(Cf Marcos 16,6-7)
Está no quotidiano
Porque é que Jesus Ressuscitado diz para O procurarem na Galileia? Porque esse território ao Norte da Palestina era o lugar onde decorria o quotidiano dos discípulos de Jesus.
Era aí, na cidade de Cafarnaum, que Pedro tinha a sua casa e os seus familiares.
Era aí, no Lago de Tiberíades, que os discípulos de Jesus trabalhavam na faina dura da pesca.
Era aí, nesses campos, que semeavam e colhiam o dourado trigo.
Era aí, sob o céu azul da Galileia que decorria o seu quotidiano feito de alegrias e tristezas, angústias e esperanças.
Por isso, também a nós, hoje, Cristo ressuscitado nos convida a encontrá-Lo na nossa Galileia, isto é, no nosso quotidiano: na vida familiar, no trabalho de cada dia, nos caminhos da nossa terra.
Antes de pensarmos n'Ele e na Sua presença, já Ele está presente. É sempre o primeiro a chegar. Ele precede-nos na nossa Galileia."

Sem comentários: