domingo, 21 de novembro de 2010

Aparições de Fátima – Centenário

 
- Jornada Nacional no Centro Pastoral Paulo VI
A data está definida e a iniciativa é aberta à participação de todos. O início da comemoração do centenário das aparições está agendado para a tarde do dia 1 de Dezembro. O Santuário de Fátima prepara uma tarde solene e de festa para marcar o momento inicial de sete anos de caminhada, até 2017.
Esta será a primeira de um conjunto de iniciativas que o Santuário propõe para assinalar, “um acontecimento marcante para a vida e para a fé dos cristãos, para Portugal e para o Mundo”, nas palavras do Reitor da instituição.
“Esta jornada é especialmente dirigida aos presidentes e colaboradores nas celebrações do Santuário, organizadores de peregrinações, padres, comunidades religiosas de Fátima, colégios de Fátima, guias de turismo, jornalistas, entidades civis e militares da região, e todos aqueles que de algum modo possam ter intervenção na transmissão da palavra aos peregrinos, turistas e visitantes do Santuário de Fátima”, informa o Reitor, Padre Virgílio Antunes.
“É nosso desejo que haja uma grande sintonia na palavra a transmitir, tendo em vista o envolvimento de todos os peregrinos, e mesmo de todos os crentes de Portugal, neste grande projecto do centenário das aparições de Fátima”, sublinha o Reitor..
Em dia de feriado nacional em Portugal, para permitir a participação de todos os interessados, será apresentado o itinerário temático para o septenário, elaborado por uma comissão teológica, a partir das Memórias da Irmã Lúcia.

Programa:

14:00 - Abertura da exposição sobre as aparições do Anjo, na sala ao lado da capela do Lausperene, na Igreja da Santíssima Trindade.
14:45 - Momento musical, no Centro Pastoral Paulo VI.
          - Apresentação do programa da jornada.
          - Apresentação de novo volume da Documentação Crítica de Fátima (volume V, tomo 2).

15:00 - Palavra do Bispo de Leiria-Fátima.
15:30 - Apresentação do programa do Centenário das Aparições e do tema do ano pastoral de 2010-2011, pelo Reitor do Santuário.
16:00 - Intervalo.
16:30 - Conferência sobre o tema do ano pastoral, pelo Doutor João Duque.
17:30 - Alocução final, pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.
          - Momento musical.

Texto publicado no portal Fátima
  

Sem comentários: