terça-feira, 14 de agosto de 2018

14 de agosto, 633 anos atrás


A crise de 1383-1385. Portugal tinha terminado há pouco uma guerra frutuosa, mas extenuante com a reconquista do território aos árabes. Para piorar as coisas, o ano de 1383 fustigou o nosso país com períodos longos de chuvas que provocaram escassez de cereais e levaram muitos portugueses à fome e à morte. Para piorar o cenário há que juntar outro mal, a falta de higiene (normal e usual na época) provocou epidemias, a pior delas a peste.
A 22-10-1383 morre o rei D. Fernando que agudizou a situação ao deixar a sucessão do trono complicada, uma vez que D. Beatriz é a sua única filha e está casada com o rei de Castela.
A sucessão do trono origina um conflito. De um lado, o clero e a nobreza a apoiar D. Beatriz, do outro, a burguesia e o povo que apoiavam D. João, o mestre de Avis. Quando morre D. Fernando, a sua mulher, D. Leonor Teles, influenciada por conde Andeiro, decide aclamar D. Beatriz como rainha de Portugal. O caldo entornou-se! Alguém tinha que que acabar de vez com o conde Andeiro. O escolhido para essa missão foi D. João, filho bastardo de D. Pedro, mestre da Ordem Militar de Avis e meio-irmão de D. Fernando. Em 6 de dezembro de 1383, D. João entra no paço com um grupo de homens armados e mata o conde Andeiro. Rebenta a crise.
D. João de Castela, a pedido de D. Leonor Teles, cerca Lisboa a 29-05-1384. Heroicamente os habitantes de Lisboa, comandados por mestre de Avis resistem à fome e à peste negra. O exército castelhano não resistiu à peste e foi forçado a levantar o cerco e bater em retirada.
A 6 de abril de 1385, nas cortes de Coimbra, foi aclamado D. João mestre de Avis rei de Portugal. Os castelhanos não gostaram e invadem de novo Portugal. A 14 de agosto de 1385, em Aljubarrota, perto de Leira, deu-se a célebre batalha onde o poderoso e numeroso exército castelhano foi totalmente derrotado por cerca de 10 mil portugueses.
Como forma de agradecimento pela vitória, D. João I mandou construir o Mosteiro da Batalha.
Imagem: Batalha de Aljubarrota de Jean de Wavrin

Sem comentários: