domingo, 5 de setembro de 2010

Começar de Novo

 
Chegou ao fim a acção pastoral do Sr. Padre Virgílio Ferreira na Paróquia de Quintos.
Foram 22 anos de dedicação a uma causa que não ganhou.
A fasquia para o Padre Virgílio estava alta. Alta de mais para ele.
Os Padres que o antecederam criaram laços de amizade com a juventude local. Conseguiram, através quer do canto, quer da dinamização cultural, levá-los até à Igreja. Tinham, esses Padres, forma de ser e estar diferente da do Padre Virgílio.
O Padre Virgílio não soube manter essa ligação. Paralelamente a isso, criou algumas animosidades com parte da população. Foram postos a circular rumores que colocavam em causa as qualidades morais, éticas e de pároco do Padre Virgílio. Entrou em conflito com os 'festeiros' da Festa de Quintos o que levou à sua extinção. Levou, em suma, ao afastamento da população da Igreja.
Não é fácil hoje em dia manter as pessoas ligadas à Igreja. Trazer novos crentes para o seio da Família Cristã é cada vez mais difícil. Mais difícil ainda se torna numa região predominantemente não praticante, como o Alentejo.
No dia 22 de Julho o Sr. Bispo de Beja D. António Vitalino, em nota publicada na página da Diocese, nomeia para as Paróquias de Salvada e Quintos o Padre António Manuel Aresta. A tomada de posse está agendada para o próximo dia 19 de Setembro.
O êxodo da população da ruralidade para a vida citadina cria um vazio chocante. Esperamos e fazemos votos para que o Padre António Aresta tenha o dom de conquistar o que resta da população de Quintos para a Igreja.
É uma tarefa árdua, mas não é impossível.
Seja bem-vindo, Senhor Padre António Aresta!
 

Sem comentários: