domingo, 14 de junho de 2009

Hidratação vs Desidratação



A desidratação pode levar-nos à morte.

Estudos recentes indicam que a hidratação condiciona parte do nosso rendimento no dia a dia. Uma pessoa bem hidratada tem um rendimento superior a uma má hidratada ou desidratada. Há pessoas que se submetem a tratamentos térmicos para perder peso. Outras usam e abusam (por vezes com o consentimento médico!) de diuréticos para atingir (ou manter) o peso “ideal”. É um erro. Um erro grave! Nestes casos o que se perde é água e sais minerais que são vitais à nossa actividade física. Por isso há que nos hidratarmos bem.
Quando temos sede significa que a desidratação há já algum tempo que começou e que está na altura de repor líquidos, adiante direi quais.
A desidratação mede-se pela perda de peso corporal e que pode apresentar os seguintes sintomas:
Perda de 1% a 5% do peso corporal – cãibra, tontura, fatiga, aceleração cardíaca, náuseas, aumento da temperatura;
Perda de 6% a 10% do peso corporal – dor de cabeça, cansaço, formigueiro nas pernas e braços, dificuldade de movimentos, danos ao nível do sistema nervoso central, fígado e rins;
Perda de 11% a 20% do peso corporal – língua inchada, surdez, dificuldade visual, perda do conhecimento, morte.

A título de rodapé um piloto de formula 1 chega a perder mais de 5% do seu peso num grande prémio.
Quando se pratica uma actividade desportiva e para evitar atingir um dos estágios supra, deve-se hidratar convenientemente, dosificar os líquidos em quantidade e tempo, ou seja, beber antes, durante e depois do exercício físico.
Existem no mercado variados tipos de bebida, mas nem todos são indicadas para uma hidratação saudável durante o exercício:
1. Bebidas com qualquer percentagem de álcool NUNCA.
2. Bebidas energéticas não dão energia. Têm uma elevada quantidade de carboidratos que podem provocar dor de estômago.
3. A água é o hidratante universal e pode ser utilizado para hidratação durante o exercício. A água elimina a sensação de sede antes do organismo estar completamente hidratado. A água é o líquido mais facilmente eliminado pela urina.
4. As bebidas desportivas foram criadas para hidratar rapidamente durante o exercício. No entanto as bebidas desportivas não são todas iguais e na sua escolha devemos ter em consideração o seguinte:
I - Deve ter 14g de carboidratos por cada 240ml;
II - Mistura adequada de carboidratos;
III - Não ser gaseificado;
IV - Nível adequado de electrólitos;
V - Bom sabor.
Resumindo, faça exercício físico e beba água. Muita água.

2 comentários:

Anónimo disse...

@Gostei

Anónimo disse...

mais ou menos não e bom nem ruim