segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tsunami, simulacro

 
Cerca das 09H30 do dia 1 de novembro de 1755, Lisboa, assim como toda a zona costeira de Portugal, foi sacudida por um forte sismo (há geólogos que afirmam que poderá ter atingido a magnitude 9 na escala de Ritcher) seguido de maremoto - tsunami - com ondas que atingiram os 20 metros de altura. A juntar a tudo isto seguiram-se múltiplos incêndios um pouco por toda a cidade de Lisboa. Lisboa ficou irreconhecível e milhares de pessoas perderam a vida.
Amanhã e depois - 26 e 27 de novembro - irá ser realizado um exercício de tsunami à escala do Atlântico Nordeste e do Mediterrâneo (NEAMWAVE12).
Esta informação difundida pelo Instituto de Meteorologia de Portugal no seu site e que, com a devida vénia, transcrevemos:
Tsunami no Japão em março de 2011.
Photo: Euronews
«Este exercício, que envolve a participação de 19 países e se insere nas atividades do Sistema de Alerta de Tsunami para o Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS), em fase de implementação sob coordenação da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, tem por objetivos fundamentais testar as comunicações entre os candidatos a centro regional de alerta (NOA/Grécia, KOERI/Turquia, CENALT/França e IPMA/Portugal) e as entidades reponsáveis pela gestão das emergências em cada país, e a capacidade destas últimas em lidar com a ameaça de tsunami.
Vão ser utilizados quatro cenários de tsunami, um dos quais para o Atlântico Nordeste, o qual será gerido pelo IPMA na qualidade de candidato a centro regional de alerta para esta área do globo. Este cenário procura reproduzir o tsunami desencadeado pelo grande terramoto de 1755, com origem a SW do Cabo de S. Vicente e com uma magnitude estimada em 8.7 (magnitude momento sísmico).»
 

Sem comentários: