domingo, 18 de janeiro de 2015

Deus tem futuro


De autoria do senhor Diácono José Rosa Costa, transcrevemos, com a devida vénia, o artigo publicado na 5ª página do Boletim Paroquial de Quintos «O Sino» do mês corrente. 
"DEUS TEM FUTURO"
Foi este o tema abordado, em dezembro, no programa "Pró e Contras" da RTP, moderado habilmente pela jornalista Fátima Campos Ferreira. Intervieram um cientista, um ateu convicto, uma evangélica, um padre católico, e um representante de cada uma das comunidades Judaica e Islâmica, radicadas em POrtugal, intervindo também algumas pessoas que assistiam.
Partindo do princípio que Deus não se discute, aceita-se, concluir-se-á que ninguém é obrigado a acreditar. Porém, di-lo o quotidiano e os vários acontecimentos da história, que quanto mais o homem se afasta de Deus tanto pior será a vida sobre a Terra, apesar da vontade divina querer que reine o bem.

 Quanto a mim, entendi que a finalidade do programa não era falar sobre a existência de Deus, mas perceber se Deus ainda tem lugar nas sociedades hedonistas e tendentes a secularizar-se e se ainda tem lugar no coração de muitos homens, cujo grande mal é confundirem Deus com radicalismos e grupos ditos religiosos que em nome de Deus violam direitos humanos, geram conflitos armados, promovem terrorismo. E foi confirmado, pela maioria dos "prós", mesmo os divulgados via internet, que afinal Deus tem futuro...
Segundo o cientista (Físico) presente, "a Ciência é limitada", apesar do seu prodigioso avanço, mas nunca através dela se poderá mostrar a existência de Deus, embora a Sua ação nela esteja presente. Inevitavelmente veio à luz a grande explosão Big Bang, para reforçar a ideia de que a Ciência, a partir daquele momento, pôde demonstrar o início do Universo, a verdade é que nunca revelou o que e como seria antes o vazio (?) ou o infinito existente. É aqui que (para mim) reside o mistério de Deus, o incompreensível que só se aceita pela fé. Qualquer crente aceita a existência de Deus, Senhor e Criador do Universo, pelo dom da fé; contudo os cristãos aceitam-na também revelada nas maravilhas da Natureza, que certamente não foi criada pela mão humana, e ainda revelada em Jesus Cristo. «Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditam» (Jo 20,29) disse-o Ele a Tomé, quando este duvidou.
Curiosamente, paradoxalmente, o ateu nega a existência do que afirma não existir, ou seja, nega a existência de Deus, mas não sabe se Ele não existe.
Creio firmemente que Deus tem futuro, porque é infinito; porque é de ontem, é de hoje e de sempre!
Ele terá e será sempre a última Palavra da História!

 Diácono José Rosa Costa