terça-feira, 20 de maio de 2014

Porque será?!...

  
A página 5 do Boletim Paroquial de Quintos “O Sino” do corrente mês traz um tema de vital importância para todos nós católicos. De autoria do sr. Diácono José Rosa Costa e intitulado “Porque Será?!...” remete-nos a uma introspeção que urge fazermos.
Eis o texto, na integra:

No V domingo da Quaresma participei, em Beja, na solene procissão do Senhor dos Passos formada por dois longos 'cordões' humanos entre crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, e todas as idades, além das inúmeras pessoas que assistiam ao longo do percurso. Uma grande manifestação de religiosidade do nosso povo, que me impressionou. Admito que a maior percentagem desta multidão participante tenha motivos de fé para assim se expor publicamente, mas ainda não consigo entender (porque será?) que nas Missas, mesmo nas dominicais, haja um débito notório de participantes. Não ponho em causa a participação em procissões, pelo contrário, até acho importante que se participe, porque está a ser evocado o patrono da nossa terra e, como tal, avivamos o dever de o cultuarmos e imitarmos o seu exemplo no amor ao Evangelho, para a glória de Deus. Mas a Missa ou Eucaristia é uma ato insubstituível por qualquer outro ato litúrgico, porque celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Redentor e nosso Salvador, portanto, o ápice da fé católica.
Sociologicamente, pode haver explicações para o comportamento de quem, afirmando-se católico, participa nas procissões, mas raramente (ou nunca) participa na Missa, contudo, eu continuo a perguntar-me 'Porque Será?!.
Para quem se diz católico, é tempo de levar muito a sério a sua vida cristã, participando nas procissões, mas nunca deixando de participar na Santa Missa.”
Diácono José Rosa Costa in “O Sino”
  
 

Sem comentários: