segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dia Mundial do Doente

  
Celebra-se amanhã o Dia Mundial do Doente.
Do Boletim Paroquial de Quintos «O Sino» do corrente mês, publicamos algumas passagens do artigo de primeira página de autoria do senhor Diácono José Rosa Costa, sob o título em epígrafe.
«O Dia Mundial do Doente coincide a 11 de fevereiro.
Este dia vem lembrar-nos de modo especial os nossos irmãos que, no domicílio ou nos hospitais, lutam com a falta de saúde, alguns dos quais acometidos de doença irreversível e ou já na fase terminal.
Nenhum ser humano, por mais poderoso que seja, pode evitar a doença, mas todos têm o direito de procurar a sua cura e ou minimizá-la se a Medicina ainda não tiver resposta para a cura absoluta.
É um dever sagrado dar toda a dignidade à nossa vida, porque é um dom de Deus e, como tal, temos de preservá-la desde a conceção até à morte natural (...).
Ao visitar um doente, tendemos dizer-lhe que “tenha paciência, que Jesus também sofreu” onde, pelo contrário, deveríamos dizer-lhe que Jesus não quer o nosso sofrimento, mas que nos ama e está sempre connosco, principalmente nos momentos de sofrimento e de dor. Procuremo-Lo, sem revolta, mas com confiança, e certamente que Ele dará a coragem que muitas vezes nos falta para enfrentar a doença.(...)
Neste Dia Mundial do Doente que a nossa oração se eleve a Deus por todos quantos, no leito de sofrimento esperam a sua cura ou que aguardam que neles se cumpra a vontade de Deus!
Tenhamos também presentes na nossa oração médicos, enfermeiros, técnicos de ação médica, sacerdotes, familiares e tantos outros que cumprem generosamente a sua missão ao serviço dos doentes!»
Diácono José Rosa Costa in «O Sino» fevereiro de 2014
  
 

Sem comentários: