domingo, 29 de janeiro de 2012

Ano novo, sacrifícios antigos

 
Ou melhor, os sacrifícios não são antigos, são novos. Novíssimos. Sempre novos, sempre mais. A cada dia que passa surgem novos pedidos de sacrifícios. Antigamente avisavam-nos que seria o último pedido, que novos e reluzentes dias se avizinhavam. Hoje já perderam a vergonha e dizem sem qualquer pudor que novos sacrifícios irão ser pedidos. Eles nem imaginam o sacrifício que nós fazemos aguentá-los... Até um dia.
Apenas ontem me chegou às mãos o boletim paroquial de Quintos 'O Sino' do mês de janeiro. Da sua primeira página transcrevo esta nota com o título “Ano Novo” de autoria do senhor diácono José Rosa Costa.

Ano Novo

Raiou 2012!
Como é da tradição, formulámos votos de “feliz ano novo” a familiares e amigos.
Mas, com a crise económica com que nos confrontamos a afetar principalmente as famílias de nível social mais baixo, com milhares de desempregados e tantos outros problemas que nos preocupam, como será na realidade o ano que agora começa?
Continuamos, obviamente, a enfrentar mais dificuldades que têm sido constantemente anunciadas pelos responsáveis da governação, mas querendo acreditar que irão ser suavizadas a partir de 2013, após sacrifícios que nos estão a ser impostos. Resta-nos ter a virtude da esperança que assim acontecerá. Assim os homens queiram, promovendo o bem comum.
Vivemos tempos de incertezas e de espera. Mas, acima de tudo, vivemos o exercício da esperança. Vamos preparando o nosso coração limpando e deitando fora o desânimo, a falta de fé, de coragem, de visões catastróficas, de amor!
Porque cristãos, temos esperança e confiança em Deus.
Os nossos ardentes votos e a nossa oração são no sentido de que o Ano Novo seja portador de paz, de amor e de justiça social para todos!

'O Sino' janeiro 2012

Sem comentários: