domingo, 6 de setembro de 2009

BAJA – Montes Alentejanos

Conforme anunciado, terminou hoje a Baja – Montes Alentejanos.
Não me vou pronunciar sobre o desenrolar da prova – em termos classificativos – porque não foi isso que me levou a Quintos. Os resultados e classificações podem ser vistos aqui.
Estava um tempo agradável, temperatura amena (inferior a 35º C) e uma assistência fracota.
Lembro-me que há dois anos o Transibérico encheu o Monte dos Pisões de gente.
Foi a primeira vez que o Baja passou pelo Monte dos Pisões e talvez por culpa da organização em não considerar Pisões como local de interesse para assistir à prova, a assistência primou pela ausência.
Dos poucos presentes (cerca de meia centena) a maioria eram forasteiros. Curiosamente, ou talvez não, da Junta de Freguesia de Quintos ninguém presente. O forte deles é o futebol. Gostos …
O local que fotografei era composto por um troço com cerca de 150 metros em alcatrão seguido de uma curva a mais de 90º em transição para terra batida. Era exactamente nesse local – exterior dessa curva – que se encontravam a maioria das pessoas. Indaguei um agente de autoridade pela fragilidade de segurança do local, mas este remeteu-me para a Organização. Ao encontrar um elemento da Organização, este disse-me que a responsabilidade é das pessoas e que os tripulantes das viaturas em prova têm no seu “Road Book” a informação que a curva é “apertada”.
Bonita resposta! Só que este senhor organizador não sabe que o problema não está na informação que os pilotos têm. O problema está na possibilidade – não descartável – de um erro humano ou mecânico!
Felizmente correu tudo bem. Não graças à Organização.


Sem comentários: