sexta-feira, 26 de julho de 2019

Formar Crianças



A infância na Holanda é baseada na ideia de que as crianças devem aprender desde cedo a não depender muito dos pais, e que os pais devem aprender logo a deixar que as crianças vejam como resolver os seus próprios problemas. Daí surge um rito a que muitos holandeses recorrem com carinho, por mais estranho que possa parecer: deixar as crianças numa floresta durante a noite, de onde devem conseguir encontrar o seu caminho de casa a pé e com recurso a tecnologia mínima.
É uma tradição holandesa de exploração do meio que nos rodeia conhecida como «dropping», na qual grupos de crianças, geralmente pré-adolescentes, são deixados na floresta, com a expectativa de que eles encontrarão o caminho de volta para sua base. A ideia é desafiadora mas, na maioria dos casos as crianças conseguem encontrar a sua base passadas poucas horas.
Este desafio está inspirado, mas não muito rigorosamente, em exercícios militares. Neste caso os adultos seguem as equipas das crianças a distância relativa, mas recusam-se a orientá-las, embora possam deixar notas enigmáticas como pistas. Para dificultar, os organizadores às vezes até cobrem os olhos das crianças no caminho para onde serão deixadas, ou dirigem várias vezes em círculos para confundir seu sentido de direção/orientação. Outras vezes, escondem-se no mato e fazem barulhos como os de um javali, por exemplo. Se isso parece loucura para si, é porque você não é holandês.

Texto e fotos via The New York Times, 25/07/2019



Sem comentários: