É uma realidade que se encontra ao virar da esquina.
Ainda não circulam nas nossas ruas e estradas, mas já existem. Julgo que dentro de poucos anos nos vamos cruzar (e ser conduzidos!) por eles.
Há pouco tempo, um jornal ou revista que não posso precisar, colocava a seguinte questão:
- Estão as seguradores preparadas para segurar os automóveis sem condutor?
A resposta era bastante simples:
- Não.
Ontem, o jornal espanhol El País levantava uma outra questão ainda mais desconcertante:
- Deverá um automóvel sem condutor poder decidir quem morre ou sobrevive num acidente?
Exemplo: "Deverá o automóvel sem condutor sacrificar o seu ocupante virando a direção bruscamente e fazê-lo cair num precipício para evitar matar as crianças que seguem num autocarro escolar que de repente lhe aparece à sua frente em contramão?"
É um dilema.
Os executivos da industria automobilística estão sem soluções e contrataram especialistas das áreas da ética e da filosofia para respostas plausíveis.
Wendell Wallach, investigador do Centro Interdisciplinar de Bioética da Universidade de Yale, defende - e eu concordo - que "o caminho a seguir é criar um princípio absoluto segundo o qual as máquinas não tomarão decisões sobre a vida e a morte".
É um assunto polémico e que muita tinta ainda fará correr.
Boneco em simulacro de travagem autónoma da BMW em Boxberg Foto: Krisztian Bocsi | Bloomberg |