segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Feira da conversa

  
O que nos leva a uma feira? Ou melhor, o que nos levava a uma feira?
A feira era o local onde tudo se podia comprar, desde gado, roupa, artigos diversos para a casa, alfaias agrícolas, etc.. Era um mundo onde a diversão também não faltava.
A feira da Salvada era uma feira especial, sui generis. Para além de tudo o que as outras feiras tinham – à sua escala, evidentemente – tinha como divisa a conversa. Sem a grandeza da feira de Beja, Serpa, Moura ou Ferreira do Alentejo, a feira da Salvada sempre encantou pela fraternidade, pela forma familiar como todos se tratavam fossem eles da terra ou não. A conversa à mesa ou balcão das várias tasquinhas fluía acompanhada com o bom petisco e o bom vinho que os salvadenses sempre souberam produzir.
A feira de Beja, majestosa como foi outrora, morreu, mas a feira da conversa continua de pé graças à vontade de quem não quer deixar morrer as tradições.
15, 16 e 17 de agosto são os dias em que a feira da Salvada se vai realizar.
Não tem a grandiosidade dos anos 60 e 70 do século passado, mas as tasquinhas, os produtos regionais, a diversão e acima de tudo “o saber receber bem” vão estar presentes.
Por tudo isto apareça pela Salvada este fim de semana!