sábado, 15 de dezembro de 2012

O sagrado e o profano

 
O Natal é uma data sagrada que se institucionalizou celebrar a 25 de dezembro. Celebra (para os mais distraídos) o nascimento de Jesus.
Há várias formas de comemorar este acontecimento tão importante na vida dos cristãos, entre elas, a oração, o arrependimento, a caridade. Para se ser um bom cristão, um verdadeiro cristão, não podemos praticar estes atos apenas por ocasião do Natal, mas SEMPRE! Todos os dias.
Uma forma de celebrar o Natal é, também, a construção do Presépio. Modesto ou mais artístico fica sempre bem no lar de um cristão. Mas substitui-lo pela árvore de natal é que não! A árvore de natal, tal como o pai natal são símbolos tipicamente profanos. Não são símbolos anticristo, mas não substituem nunca o Presépio.
É sobre esta temática, Presépio versus árvore de natal, que transcrevemos a nota do senhor diácono José Rosa Costa publicada no último número do boletim paroquial de Quintos «O Sino»:
 
Presépio

O Presépio é em cada Natal o símbolo da gruta onde nasceu o Menino Jesus, constituído pelas três figuras principais, Jesus, Maria e José.
Contudo, tem-se vindo a verificar que nalguns lares cristãos o Presépio é substituído pela figura do pai natal e a árvore de natal. Afinal como pode ser celebrada uma festa de anos sem que esteja presente a figura do aniversariante?!
Na casa do cristão pode haver árvore e pai natal, mas que acima de tudo e em lugar destacado, esteja o Presépio, sem o qual o Natal não está simbolizado.
Deixamos a sugestão aos lares cristãos da aldeia: «faça o Presépio em sua casa, lembre-se que se Jesus não tivesse nascido não havia Natal. Ele, e só Ele, é o grande motivo do nosso Natal».

Diácono José Rosa Costa, in «O Sino» dezembro 2012

Sem comentários: