domingo, 11 de abril de 2010

Ter ou Não Ter Classe


Nós, cidadãos comuns, olhamos para a classe politica de baixo para cima. Para os gestores das grandes empresas, também. Para os magistrados, idem.
Porquê?!
Porque são pessoas superiores.
São pessoas que colocam o interesse colectivo acima do interesse particular. São pessoas que foram formadas e educadas para serem líderes. São pessoas íntegras.

Mas há excepções.
Há deputados da nação que vivem há anos em Lisboa mas mantêm como residência oficial a casinha lá na terra. Resultado, solicitam ajudas de custo para a deslocação da sua casa (algures no interior do país) até ao seu posto de trabalho (Lisboa). Há agora o caso da miúda com residência em Paris. Qualquer dia aparece um com residência em Auckland ou até mesmo na Estação Espacial Internacional. O ridículo já não tem limites.

Depois há os casos bem mais violentos, mas que, até prova em contrário é tudo boa gente: Portucale, Freeport, submarinos. Uma coisa é certa, os números que a comunicação social tem atirado ao ar, não passam de trocos comparados com a realidade.

No entanto, se o Zé Manel, que está a receber subsídio de desemprego porque a empresa onde trabalhava fechou, for apanhado a fazer um biscate para um vizinho, não é preso, mas tem que devolver o dinheiro recebido da segurança social com dois palmos de língua de fora.

Moral da história: não há!

Sem comentários: