sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Filho de Um Deus Menor


Não sou defensora que há filhos de um deus menor.
Como católica, todos somos filhos de um Deus Maior. De Deus único e omnipresente.
Mas se houvesse filhos de um deus menor, Saramago era seguramente um deles.
Saramago, à semelhança de qualquer cidadão, tem todo o direito de ser ateu, agnóstico, ou professar qualquer religião. O que ele nem ninguém tem é o direito de dizer barbaridades como se de um atrofiado mental se tratasse e ficar convencido que é culto ou inteligente.
Qualificar Deus como uma besta e a Bíblia como um tratado de horrores revela uma mente perversa, inculta e apagada de inteligência.
É legítimo qualquer cidadão questionar a existência de Deus ou o conteúdo da Bíblia. Mas não com o ódio com que Saramago o fez.
Confesso-me perplexa com o ódio que Saramago nutre por Deus, a Igreja, os crentes.
Será algum trauma infantil?
Terá ele sido violado em criança por alguém ligado à Igreja?
Apesar de demasiado velho, julgo que umas sessões de psicanálise não lhe fariam mal nenhum.

3 comentários:

casa da poesia disse...

Yes!...

"vendo tudo quanto tenho"...???

Anónimo disse...

você desta vez tramou-me. Não é que sou obrigado a concordar consigo.
Sem dúvida que Saramago tem todo o direito a crer e opinar sobre o que entender, não tem, é o direito de adjectivar, da forma como o fez "aquilo" que é objecto de crença para milhões de pessoas. Fê-lo gratuitamente e com o claro objectivo de magoar.
Mas, sabe o que não entendo, é que muitos ditos cristãos, donos de cadeias de distribuição, livrarias, etc, não tenham colocado os seus valores e crença, acima dos lucros que podem ter com o livro e se predesponham a vendê-lo. Entendi, depois dão uma verba à Igreja e os seus pecados ficam limpos.
S.

p.s - sobre o anterior post, apenas fui umas 3 vezes a Quintos, uma das quais no principio do mês e, verifiquei da falta de rede (da TMN). Sobre o resto que diz faltar, cabe lutar por aquilo que se tem direito, mas mais de 30 anos a votar no imobilismo, o que é que se esperava. Espero melhores dias para a sua aldeia e não fique chateada comigo.

Deolinda V disse...

Olá "Casa da Poesia"!
Obrigada pela visita. Confesso que não percebi o seu comentário. Provavelmente também não era para perceber. O mesmo comentário seu encontro em [http://bruxinhadolar.blogspot.com/2009/10/semifrio-de-bolacha.html], coincidências?
Talvez.

Olá S!
"você desta vez tramou-me. Não é que sou obrigado a concordar consigo." Não percebi. Ou será que é pecado concordar uma vez comigo?
Fique tranquilo/a que não estou nada chateada consigo.
Volte sempre.
É uma honra!