domingo, 13 de setembro de 2015

Festa de Quintos 2015, nota final

 
Para encerrar este assunto, e sem mais comentários, transcrevemos e subscrevemos a nota publicada pelo senhor Diácono José Rosa Costa no Boletim Paroquial de Quintos "O Sino" de setembro de 2015:
«Ainda a Festa de Quintos
Embora julgássemos ultrapassada a "Festa de Quintos/2015", somos obrigados a abordar o assunto, porque nos assiste o direito de defender-nos de uma injusta acusação de que, indiretamente, fomos alvo quando por determinado Facebook correu a falsa notícia de que “a igreja é culpada dos festeiros não fazerem a festa de Nª. Sª. dos Remédios”. Somos membros do clero e, concretamente, ao serviço da paróquia de Quintos, por isso nos sentimos atingidos.
Repetimos, sem receio de críticas e em abono da verdade, que os responsáveis da Junta de Freguesia, numa atitude de louvável bairrismo, têm vindo a assumir a festa nos últimos anos, porque os festeiros nomeados a deixaram “cair”, por motivos que não nos são totalmente alheios.
Mas nem por isso julgámos negativamente este sua atitude. Nem tínhamos que fazê-lo. Agora aparece alguém “iluminado” a culpabilizar a igreja desse facto. Quem assim fala não é praticante e, por essa razão, não conhece as normas orientadoras vigentes na Igreja para a realização de festas religiosas que, quase sempre, desagradam a algumas comissões...
Todas as instituições têm normas adotadas para cumprir, e até na nossa própria casa tem de haver normas. Logicamente, a Igreja também as tem. Pena é que quem fala contra a igreja (que já está habituada a ser julgada injustamente) não queira informar-se dessas normas ou, no mínimo, junto desses festeiros, e talvez assim tivesse opinião diferente para não fazer juízos de valor errados.
Quanto à igreja, já teve o cuidado de informar essas normas através do boletim, em reuniões com festeiros e até em homilias.
Este ano, a procissão não passou pela avenida do Prior pelo que, de imediato, houve reações criticando esta medida, embora também tivesse havido comentários favoráveis. A passagem pela avenida perde-se numa imemorável ancestralidade, mas ocupa parte da estrada nacional. Talvez por isso o pároco tivesse optado por não entrar nesse espaço.
Este esclarecimento encerra definitivamente o assunto sobre a Festa de Quintos/2015, porque não iremos comentar, rebater ou responder a quaisquer reações nem no boletim paroquial, nem no Facebook ou no Blogue, e também porque não alimentamos polémicas inúteis e estéreis. Não é essa a função do boletim nem nós somos afeitos a esse tipo de diálogo.
Aproveitamos o ensejo para agradecer a oportuna intervenção do Revº. Padre Philip de Souza sobre a Festa de Quintos e ainda a sua gentileza em publicar algumas das notícias insertas no nosso boletim. Daqui, deste longínquo torrão alentejano, lhe enviamos o nosso abraço fraterno em Cristo.»
Diácono José Rosa Costa
-----
Em meu nome pessoal, apresento as minhas condolências ao senhor Diácono José Rosa Costa, seus filhos e restante família, pelo falecimento de D. Maria Maximina Lopes Dias da Rosa Costa.

 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O terrorismo já não é o que era...


Ricardo Araújo Pereira, na Visão de hoje, a propósito do incidente no comboio Amesterdão – Paris, diz-nos isso mesmo na sua forma muito peculiar de o fazer:
«O terrorista deixou-se dominar por quatro turistas, sendo que um deles era um consultor informático sexagenário. Não deve haver muitas coisas mais humilhantes para um terrorista do que ser imobilizado por um idoso especialista em Java Script.
O curso de terrorismo que este delinquente frequentou foi, provavelmente, ministrado por uma espécie de Tecnoforma síria, mais interessada em recolher fundos do Estado Islâmico do que em fornecer formação criminosa de qualidade.
»

Ricardo Araújo Pereira in revista Visão 27/08/2015
 
Foto: Pascal Rossignol / Reuters
  

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Parabéns Microsoft!


A malta mais velha lembra-se bem deste salto de gigante que foi a passagem do Windows 3.11 para o Windows 95. Faz hoje precisamente 20 anos.
Nada ficou como antes, o computador pessoal revolucionou-se com este sistema operativo e revolucionou-nos a todos.
A partir do Windows 95 várias foram as atualizações e versões, mas nenhuma tão grande quanto a que ela foi.
É um marco indelével na informática.
Da PC Guia online de hoje, com a devida vénia, transcrevemos o artigo de Pedro Tróia:

«Parabéns Windows 95!
Faz hoje 20 anos que a Microsoft lançou o Windows 95, o sistema operativo com interface gráfica que realmente revolucionou a forma como os PC são usados até hoje. Até ao lançamento do Windows 95, o Windows era um mero acrescento ao MSDOS que permitia a usa utilização com um rato e teclado e não um sistema operativo a sério.
O Windows 95 trouxe algumas funcionalidades de usabilidade completamente inovadoras para a altura, como o botão Start que dá acesso a todos os programas instalados no computador. A Microsoft tentou acabar com ele no Windows 8, mas teve que o trazer de volta no recente Windows 10 lançado no início de Agosto. O Windows 95 também ficou conhecido pelo “Ecrã Azul da Morte” que aparecia quando um programa deixava de funcionar devido a um erro, ou quando havia problemas de hardware.»


  
 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Atletismo com saltos para a água


Não, o salto para a água não faz parte de nenhuma prova combinada do atletismo.
Na foto, a atleta do Panamá Rolanda Sino mergulhou involuntariamente no fosso numa prova de apuramento dos 3000 metros obstáculos no Campeonato do Mundo de Atletismo que decorre em Pequim.
É uma queda de facto aparatosa.


Foto: Photoshot via The Daily Telegraph


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O 3º mundo em Nova Iorque


Diplomatas de países do Terceiro Mundo dizem que a área ao redor da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque tem mais sem-abrigos do que suas terras empobrecidas.
"A América é um dos países mais ricos do mundo, e Nova Iorque é uma das cidades mais ricas. Mas há mais sem-abrigos aqui do que na Gâmbia", disse Alieu Samba adido da Gâmbia na ONU.
"Em África, pensamos nos Estados Unidos como um lugar no céu. É muito chocante ver como ele realmente é" disse Dogu Gnahore, diplomata da Costa do Marfim.
Courtney Noel, funcionário da embaixada de Guiana, disse "Nós [ONU] somos uma organização que visa proteger e ajudar as pessoas em todo o mundo, e aqui, há pobreza mesmo na frente dos seus olhos. É irónico e embaraçoso ter sem-abrigos bem na frente das Nações Unidas", disse ele.
Na fotografia tirada ontem, um homem a dormir num banco de jardim na Dag Hammarskjold Plaza em Nova Iorque. Este local é considerado a porta de entrada para o edifício das Nações Unidas.

Foto: David McGlynn
Fonte: New York Post, 19/08/2015

 


O papagaio foi preso


Pois é, a vida tem destas coisas.
Em Rajura, Índia, um papagaio, Hariyal de seu nome, foi detido após queixa de Janabai Sakharkar, uma senhora de 85 anos que acusa o papagaio de lhe "atirar" obscenidades.
Suresh, dono do animal de estimação é enteado da senhora e esta acusa-o de ter treinado o animal para o fim em causa.
Foram todos convocados para uma acareação na esquadra da polícia local, mas o papagaio não abriu o bico! Provavelmente invocou que só falaria na presença de seu advogado...
Ficou preso, preventivamente.
No entanto algo mais substancial está por detrás das eventuais obscenidades do papagaio, há uma disputa de terrenos e outras propriedades entre a dita senhora e seu enteado.
Quem se lixou (para não utilizar um possível termo do papagaio) foi o papagaio.

Foto e fonte: The Independent 19/08/2015




terça-feira, 18 de agosto de 2015

VMER de Beja, 9 anos


«No passado dia 7 de Agosto, assinalaram-se nove anos da atividade da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação)–Beja. Em comunicado o Conselho de Administração da ULSBA, EPE, regista a importância deste meio de emergência pré-hospitalar e realça com muita satisfação a sua elevada taxa de operacionalidade.
No documento enviado ao Lidador Notícias (LN), o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), EPE, salienta que “este fato só tem sido possível à custa de uma excelente gestão interna, uma aposta cada vez maior na formação dos profissionais da ULSBA e a dedicação extrema de toda a equipa, permitindo a disponibilidade da VMER–Beja, 24 sobre 24 horas em benefício único dos utentes do Baixo Alentejo”.
A VMER–Beja, está sediada no Hospital José Joaquim Fernandes. A sua tripulação é constituída por um médico e um enfermeiro, com formação e competência em suporte avançado de vida. O INEM desempenha as funções de regulação da atividade clínica e tem a responsabilidade pela gestão da viatura e do equipamento necessário à sua função.
A gestão da VMER-Beja é efetuada por uma equipa coordenadora composta por um médico e um enfermeiro diretamente dependente da Direção do Serviço de Urgência. A equipa de profissionais é constituída por 18 médicos e 15 enfermeiros. A taxa média anual de operacionalidade da VMER-Beja é de 99,6%. A ínfima percentagem de inoperacionalidade relaciona-se apenas com a obrigatória manutenção das viaturas.»

Uma taxa de operacionalidade de 99,6% é obra!
A Direção do Serviço de Urgência e os operacionais da VMER de Beja demonstram ser uma equipa fantástica!
Os nossos parabéns para todos eles!

Foto e fonte: Lidador Notícias

  

Maratona africana


É uma maratona diferente, sui generis.
Deixaria qualquer europeu de olhos em bico.
Na maratona anual de Masai Mara que se realiza na reserva com o mesmo nome, no Quénia, os atletas cruzam-se com os mais variados animais.
Na foto que aqui reproduzimos um grupo de gnus cruza com um grupo de atletas maratonistas.


Foto: Xinhua / REX Shutterstock


domingo, 16 de agosto de 2015

Festa de Quintos, agradecimento


Do Boletim Paroquial de Quintos "O Sino" do corrente mês, transcrevemos a nota publicada na página 7:
«Agradecimento
Vimos publicamente agradecer ao grupo de senhoras da nossa Comunidade, D. Maria Rosa, D. Ana Custódia, D. Francisca Patrocínia, D. Irene Viegas, D. Maria Antónia Barão e D. Ermelinda Rosa que voluntariamente se prontificaram a fazer a limpeza da Igreja e da Casa paroquial na semana da festa de Nª. Srª. dos Remédios.
Aproveitamos para também agradecer à Junta de Freguesia a caiação da igreja e o arranjo da área circundante, às pessoas que levaram os andores e a todos que contribuíram para as flores.
À Padaria Felizardo e à Junta de Freguesia, nomeadamente às funcionárias de ambos os locais, fica também a expressão da nossa gratidão por se terem prontificado à recolha dos donativos para as flores. No boletim de setembro publicaremos os nomes das pessoas que generosamente contribuíram com o seu donativo para esse fim. Antecipadamente aqui deixamos o nosso muito obrigado!
A todos Deus compensará!»

Diácono José Rosa Costa



quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Oh mãe, aquele moço bateu-me


«Oh mãe, aquele moço batê-me
Dêu-me um pontapé no cu
E tu nã dizes nada
Que raio de mãe és tu».

Assim cantava o grupo algarvio Iris.
Assim se comportam os elementos do PS sobre os cartazes, vai daí - e porque a mãe nada diz - apontam o dedo aos cartazes do moço.
Traquinices...