terça-feira, 25 de agosto de 2015
Parabéns Microsoft!
A malta mais velha lembra-se bem deste salto de gigante que foi a passagem do Windows 3.11 para o Windows 95. Faz hoje precisamente 20 anos.
Nada ficou como antes, o computador pessoal revolucionou-se com este sistema operativo e revolucionou-nos a todos.
A partir do Windows 95 várias foram as atualizações e versões, mas nenhuma tão grande quanto a que ela foi.
É um marco indelével na informática.
Da PC Guia online de hoje, com a devida vénia, transcrevemos o artigo de Pedro Tróia:
«Parabéns Windows 95!
Faz hoje 20 anos que a Microsoft lançou o Windows 95, o sistema operativo com interface gráfica que realmente revolucionou a forma como os PC são usados até hoje. Até ao lançamento do Windows 95, o Windows era um mero acrescento ao MSDOS que permitia a usa utilização com um rato e teclado e não um sistema operativo a sério.
O Windows 95 trouxe algumas funcionalidades de usabilidade completamente inovadoras para a altura, como o botão Start que dá acesso a todos os programas instalados no computador. A Microsoft tentou acabar com ele no Windows 8, mas teve que o trazer de volta no recente Windows 10 lançado no início de Agosto. O Windows 95 também ficou conhecido pelo “Ecrã Azul da Morte” que aparecia quando um programa deixava de funcionar devido a um erro, ou quando havia problemas de hardware.»
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Atletismo com saltos para a água
Não, o salto para a água não faz parte de nenhuma prova combinada do atletismo.
Na foto, a atleta do Panamá Rolanda Sino mergulhou involuntariamente no fosso numa prova de apuramento dos 3000 metros obstáculos no Campeonato do Mundo de Atletismo que decorre em Pequim.
É uma queda de facto aparatosa.
![]() |
| Foto: Photoshot via The Daily Telegraph |
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
O 3º mundo em Nova Iorque
Diplomatas de países do Terceiro Mundo dizem que a área ao redor da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque tem mais sem-abrigos do que suas terras empobrecidas.
"A América é um dos países mais ricos do mundo, e Nova Iorque é uma das cidades mais ricas. Mas há mais sem-abrigos aqui do que na Gâmbia", disse Alieu Samba adido da Gâmbia na ONU.
"Em África, pensamos nos Estados Unidos como um lugar no céu. É muito chocante ver como ele realmente é" disse Dogu Gnahore, diplomata da Costa do Marfim.
Courtney Noel, funcionário da embaixada de Guiana, disse "Nós [ONU] somos uma organização que visa proteger e ajudar as pessoas em todo o mundo, e aqui, há pobreza mesmo na frente dos seus olhos. É irónico e embaraçoso ter sem-abrigos bem na frente das Nações Unidas", disse ele.
Na fotografia tirada ontem, um homem a dormir num banco de jardim na Dag Hammarskjold Plaza em Nova Iorque. Este local é considerado a porta de entrada para o edifício das Nações Unidas.
Foto: David McGlynn
Fonte: New York Post, 19/08/2015
O papagaio foi preso
Pois é, a vida tem destas coisas.
Em Rajura, Índia, um papagaio, Hariyal de seu nome, foi detido após queixa de Janabai Sakharkar, uma senhora de 85 anos que acusa o papagaio de lhe "atirar" obscenidades.
Suresh, dono do animal de estimação é enteado da senhora e esta acusa-o de ter treinado o animal para o fim em causa.
Foram todos convocados para uma acareação na esquadra da polícia local, mas o papagaio não abriu o bico! Provavelmente invocou que só falaria na presença de seu advogado...
Ficou preso, preventivamente.
No entanto algo mais substancial está por detrás das eventuais obscenidades do papagaio, há uma disputa de terrenos e outras propriedades entre a dita senhora e seu enteado.
Quem se lixou (para não utilizar um possível termo do papagaio) foi o papagaio.
Foto e fonte: The Independent 19/08/2015
terça-feira, 18 de agosto de 2015
VMER de Beja, 9 anos
«No passado dia 7 de Agosto, assinalaram-se nove anos da atividade da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação)–Beja. Em comunicado o Conselho de Administração da ULSBA, EPE, regista a importância deste meio de emergência pré-hospitalar e realça com muita satisfação a sua elevada taxa de operacionalidade.
No documento enviado ao Lidador Notícias (LN), o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), EPE, salienta que “este fato só tem sido possível à custa de uma excelente gestão interna, uma aposta cada vez maior na formação dos profissionais da ULSBA e a dedicação extrema de toda a equipa, permitindo a disponibilidade da VMER–Beja, 24 sobre 24 horas em benefício único dos utentes do Baixo Alentejo”.
A VMER–Beja, está sediada no Hospital José Joaquim Fernandes. A sua tripulação é constituída por um médico e um enfermeiro, com formação e competência em suporte avançado de vida. O INEM desempenha as funções de regulação da atividade clínica e tem a responsabilidade pela gestão da viatura e do equipamento necessário à sua função.
A gestão da VMER-Beja é efetuada por uma equipa coordenadora composta por um médico e um enfermeiro diretamente dependente da Direção do Serviço de Urgência. A equipa de profissionais é constituída por 18 médicos e 15 enfermeiros. A taxa média anual de operacionalidade da VMER-Beja é de 99,6%. A ínfima percentagem de inoperacionalidade relaciona-se apenas com a obrigatória manutenção das viaturas.»
Uma taxa de operacionalidade de 99,6% é obra!
A Direção do Serviço de Urgência e os operacionais da VMER de Beja demonstram ser uma equipa fantástica!
Os nossos parabéns para todos eles!
Foto e fonte: Lidador Notícias
Maratona africana
É uma maratona diferente, sui generis.
Deixaria qualquer europeu de olhos em bico.
Na maratona anual de Masai Mara que se realiza na reserva com o mesmo nome, no Quénia, os atletas cruzam-se com os mais variados animais.
Na foto que aqui reproduzimos um grupo de gnus cruza com um grupo de atletas maratonistas.
![]() |
| Foto: Xinhua / REX Shutterstock |
domingo, 16 de agosto de 2015
Festa de Quintos, agradecimento
Do Boletim Paroquial de Quintos "O Sino" do corrente mês, transcrevemos a nota publicada na página 7:
«Agradecimento
Vimos publicamente agradecer ao grupo de senhoras da nossa Comunidade, D. Maria Rosa, D. Ana Custódia, D. Francisca Patrocínia, D. Irene Viegas, D. Maria Antónia Barão e D. Ermelinda Rosa que voluntariamente se prontificaram a fazer a limpeza da Igreja e da Casa paroquial na semana da festa de Nª. Srª. dos Remédios.
Aproveitamos para também agradecer à Junta de Freguesia a caiação da igreja e o arranjo da área circundante, às pessoas que levaram os andores e a todos que contribuíram para as flores.
À Padaria Felizardo e à Junta de Freguesia, nomeadamente às funcionárias de ambos os locais, fica também a expressão da nossa gratidão por se terem prontificado à recolha dos donativos para as flores. No boletim de setembro publicaremos os nomes das pessoas que generosamente contribuíram com o seu donativo para esse fim. Antecipadamente aqui deixamos o nosso muito obrigado!
A todos Deus compensará!»
Diácono José Rosa Costa
«Agradecimento
Vimos publicamente agradecer ao grupo de senhoras da nossa Comunidade, D. Maria Rosa, D. Ana Custódia, D. Francisca Patrocínia, D. Irene Viegas, D. Maria Antónia Barão e D. Ermelinda Rosa que voluntariamente se prontificaram a fazer a limpeza da Igreja e da Casa paroquial na semana da festa de Nª. Srª. dos Remédios.
Aproveitamos para também agradecer à Junta de Freguesia a caiação da igreja e o arranjo da área circundante, às pessoas que levaram os andores e a todos que contribuíram para as flores.
À Padaria Felizardo e à Junta de Freguesia, nomeadamente às funcionárias de ambos os locais, fica também a expressão da nossa gratidão por se terem prontificado à recolha dos donativos para as flores. No boletim de setembro publicaremos os nomes das pessoas que generosamente contribuíram com o seu donativo para esse fim. Antecipadamente aqui deixamos o nosso muito obrigado!
A todos Deus compensará!»
Diácono José Rosa Costa
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Oh mãe, aquele moço bateu-me
«Oh mãe, aquele moço batê-me
Dêu-me um pontapé no cu
E tu nã dizes nada
Que raio de mãe és tu».
Assim cantava o grupo algarvio Iris.
Assim se comportam os elementos do PS sobre os cartazes, vai daí - e porque a mãe nada diz - apontam o dedo aos cartazes do moço.
Traquinices...
Xô, velhos!
Projeta este governo (claro que não será este...) da nação portuguesa criminalizar o abandono dos velhos. Passará a ser crime, dizem eles.
E não será este governo porquê?
Pelo simples facto que o diploma tem que ser aprovado pelo parlamento, mas os senhores deputados estão a banhos.
Podia o diploma ter sido apresentado mais cedo (ou em tempo útil) ao parlamento?
Podia, mas não foi.
Este diploma vem ajudar ou minimizar o abandono dos velhos?
Com hipocrisia e mão na boca a esconder o sorriso, sim!
O que este projeto virá criminalizar será "O abandono de pessoa idosa em hospitais ou outros estabelecimentos de saúde" ou seja, para os mais distraídos, evitar que o estado fique com um velho às costas e abandonado pela família. Se o querem abandonar que o façam debaixo da ponte, nem barranco, por aí... Mas aqui é que não!
Mas que solidariedade por aqueles que tudo deram e mais precisam nesta fase da vida...
Que exemplo que esta gentinha é.
E não será este governo porquê?
Pelo simples facto que o diploma tem que ser aprovado pelo parlamento, mas os senhores deputados estão a banhos.
Podia o diploma ter sido apresentado mais cedo (ou em tempo útil) ao parlamento?
Podia, mas não foi.
Este diploma vem ajudar ou minimizar o abandono dos velhos?
Com hipocrisia e mão na boca a esconder o sorriso, sim!
O que este projeto virá criminalizar será "O abandono de pessoa idosa em hospitais ou outros estabelecimentos de saúde" ou seja, para os mais distraídos, evitar que o estado fique com um velho às costas e abandonado pela família. Se o querem abandonar que o façam debaixo da ponte, nem barranco, por aí... Mas aqui é que não!
Mas que solidariedade por aqueles que tudo deram e mais precisam nesta fase da vida...
Que exemplo que esta gentinha é.
domingo, 9 de agosto de 2015
Outro olhar
Um grupo de fotógrafos russos captou imagens deslumbrantes um pouco por todo o mundo usando para esse efeito o helicóptero, o planador, o balão ou o drone.
Aqui deixamos algumas das imagens de Lisboa, entre muitas que podem ser vistas na página que eles criaram.
Fotos e fonte: Air Pano
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















