sexta-feira, 10 de julho de 2015

O elefante


Cada um pinta-o da cor que mais gosta, rosa, azul, branco, às bolinhas amarelas... A imaginação não tem limite.
Há uma cor no elefante (ou o aglomerado de todas elas, uma precisão da física) - o branco - que causa alguma irritação ao decisor político, mas não percebo porquê.
Irrita-se - o decisor, não o elefante - quando lhe dizem que a «obra» que mandou construir é uma aberração que só serve interesses ocultos mas que a maior parte das vezes estão à vista - se não de todos - de muitos.
Enfim...
Noticia hoje o diário espanhol "El País" que o aeroporto de Ciudad Real foi posto à venda em praça mas ninguém lhe pegou. 80 milhões de euros era o valor base.
Este aeroporto começou a funcionar em dezembro de 2008 e encerrou em abril de 2012 por ser um autêntico fiasco.
É uma estrutura para fantasmas.
Nós por cá também temos um paquiderme desta cor...




quinta-feira, 9 de julho de 2015

Silêncio, que tentação!


"O silêncio é a minha maior tentação. As palavras, esse vício ocidental, estão gastas, envelhecidas, envilecidas. Fatigam, exasperam. E mentem, separam, ferem. Também apaziguam, é certo, mas é tão raro!
A plenitude do silêncio só os orientais a conhecem."
Eugénio de Andrade | 1923 - 2005 |




quarta-feira, 1 de julho de 2015

Automóvel sem condutor


É uma realidade que se encontra ao virar da esquina.
Ainda não circulam nas nossas ruas e estradas, mas já existem. Julgo que dentro de poucos anos nos vamos cruzar (e ser conduzidos!) por eles.
Há pouco tempo, um jornal ou revista que não posso precisar, colocava a seguinte questão:
- Estão as seguradores preparadas para segurar os automóveis sem condutor?
A resposta era bastante simples:
- Não.
Ontem, o jornal espanhol El País levantava uma outra questão ainda mais desconcertante:
- Deverá um automóvel sem condutor poder decidir quem morre ou sobrevive num acidente?
Exemplo: "Deverá o automóvel sem condutor sacrificar o seu ocupante virando a direção bruscamente e fazê-lo cair num precipício para evitar matar as crianças que seguem num autocarro escolar que de repente lhe aparece à sua frente em contramão?"
É um dilema.
Os executivos da industria automobilística estão sem soluções e contrataram especialistas das áreas da ética e da filosofia para respostas plausíveis.
Wendell Wallach, investigador do Centro Interdisciplinar de Bioética da Universidade de Yale, defende - e eu concordo - que "o caminho a seguir é criar um princípio absoluto segundo o qual as máquinas não tomarão decisões sobre a vida e a morte".
É um assunto polémico e que muita tinta ainda fará correr.


Boneco em simulacro de travagem autónoma da BMW em Boxberg
Foto: Krisztian Bocsi | Bloomberg


terça-feira, 30 de junho de 2015

A Lei da Mordaça


Dentro de poucos minutos - às 00H00 de 01 de julho de 2015 - entra em vigor a Lei da Mordaça.
Não, não é em Portugal, é aqui ao lado, em Espanha.
Confesso que não sei responder se estamos a salvo de mordaça igual ou pior.
Citando o diário espanhol El País de hoje, recordamos cinco coisas proibidas a partir de amanhã:
1. Manifestações junto do Congresso ou do Senado, assim como dos Parlamentos das regiões autónomas.
2. Fotografar ou filmar agentes de segurança (polícias e afins) em manifestações, reuniões, etc. Em especial se na ocasião estiver a haver carga policial.
3. Impedir, dificultar ou tentar interromper uma ação de despejo.
4. Protestar nas alturas, isto é, escalar edifícios ou outras construções para manifestar o seu descontentamento (método muito utilizado pelo Greenpeace).
5. Resistência pacífica, isto é, quem, num espaço público não acate a ordem policial de evacuação do local, sentando-se ou deitando-se no chão (por exemplo).
Todas estas normativas, que antes necessitavam de um aval ou parecer de um juiz de direito, ficam a partir de amanhã ao livre arbítrio de um agente policial.
As sanções vão dos 100 aos 600 mil euros.
Infração leve, multa de 100 a 600 euros.
Infração grave, multa de 601 a 30 mil euros.
Infração muito grave, multa de 30.001 a 600.000 euros.


Marcha de hologramas em frente do Congresso contra esta Lei
Foto: Kike Para / ELPAIS TV


domingo, 28 de junho de 2015

Ser de esquerda


Está na moda, tal como nos anos 60 do século passado.
Nesse tempo a esquerda não comia caviar, hoje come.
Nesse tempo a esquerda andava a pé ou de transportes públicos, hoje anda de Audi, BMW e muitas vezes com motorista.
Nesse tempo a esquerda defendia causas e ideais porque acreditava neles, hoje defende aquilo que dá mais palmas.
Poderia continuar com as assimetrias das esquerdas do passado e do presente, mas deixo-vos este pequeno trecho do artigo de Helena Matos em O Observador de hoje:

«Durante cinco meses a Europa exigiu aquilo que nem Tsipras nem o Syriza podiam dar. E esse aquilo chama-se governo. A geração de líderes radicais (de que Tsipras é um exemplo) passou (ao colo das instituições e dos jornalistas) das universidades para os estúdios de televisão. Daí chegaram à política. Ou melhor dizendo aos movimentos. Não distinguem os votos das audiências. E confundem palmas com resultados.
A fragmentação dos Syriza, Podemos, BE.. não acontece por acaso. São o resultado do excesso de egos e da falta de pensamento político desses agrupamentos que naturalmente ao primeiro choque com a realidade voltam ao seu estado natural: divididos e acusando-se de torpezas e traições. O Syriza, o Podemos ou o BE apregoam todos os dias a sua superioridade por enquanto movimentos serem uma alternativa aos velhos partidos. Nada mais falso. Eles são movimentos porque não conseguem ser partidos. Não têm líderes, não têm pensamento e não têm estratégia para tal.»

Helena Matos in O Observador 28/06/2015

Foto: Arne Dedert / EPA


sábado, 27 de junho de 2015

O dia mais longo do ano


Não, não me estou a referir ao Solstício de verão que, no nosso hemisférico, ocorreu no passado domingo. É nesta data que, efetivamente, se regista o dia mais longo de luz solar e obviamente a noite mais curta. Mas o que eu quero realçar é o dia mais longo, isto é, o dia que terá mais do que 24 horas.
Será no próximo dia 30 de junho, este último dia de junho terá 24 horas, 0 minutos e um segundo, trocando por miúdos, o último minuto do dia terá 61 segundos, isto é, às 23:59:59 passará para 23:59:60 e não para as 00:00:00 de 1 de julho.
Com vê terá mais um segundo de vida!
São acertos com o relógio atómico, dizem os astrónomos. Enquanto o relógio atómico (o átomo) tem uma cadência precisa, a Terra está a perder velocidade de rotação, está a ficar velha...
Fonte: Time&date
  
Foto: iStockphoto.com / kvkirillov


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Auto-estima abaixo de cão


De facto, nós andamos de rastos. Por outro prisma, têm-nos posto de rastos.
Escreve hoje na revista Visão Ricardo Araújo Pereira:
«Só um povo com uma auto-estima muito baixa se entusiasma com notícias do género "Cão de Barack Obama é um cão de água português". Se Cavaco Silva arranjar um pastor alemão, tenho quase a certeza de que a notícia não aparecerá na imprensa germânica.»
É um autêntico murro no nosso estômago, mas não nos dói nada, tal é a dose de anestésico que nos deram...




terça-feira, 16 de junho de 2015

Ajunta-te à Gente!


É o nome da Associação de Jovens da Salvada.
No primeiro fim de semana de julho levam a efeito a 2ª Edição do fim de semana gastronómico «Sabores na Aldeia!».
Afirma esta rapaziada que: "Nos dias 4 e 5 de julho voltamos a viver o associativismo com boa música, muita animação, tasquinhas e muitos petiscos! Contamos com a presença de todos".
Audazes sem dúvida estes rapazes e raparigas de Salvada.
Junte-se a eles nos dias 4 e 5 de julho!




segunda-feira, 15 de junho de 2015

Massa crítica


Na passada quinta-feira chegou ao parque de materiais do Município de Beja a tão falada Central de Massas Asfálticas a Quente.
Os vereadores do PS no Município de Beja tossem que se fartam com este negócio.
E porquê?
Dizem eles que:
- O equipamento foi adquirido não pela câmara mas sim pela EMAS (por imposição da CM Beja), empresa municipal que se dedica exclusivamente a águas e saneamentos e não a asfaltamentos.
- O equipamento é velho, mais de 20 anos, e a empresa que o vendeu obrigou a que o contrato tivesse uma cláusula em que não dá qualquer tipo de garantia por defeito ou avaria.
- O equipamento é caro, 285 mil euros + IVA.
- O equipamento só será entregue daqui a seis meses, afirmou o vereador Rui Marreiros. Aqui, o vereador espalhou-se ao comprido, ao que o Lidador Notícias diz, o equipamento já chegou.
Sobre este assunto o senhor presidente da câmara (e também presidente do conselho de administração da EMAS) pouco diz. Quanto aos valores diz: “Eu não tenho os números de cor” e quanto ao resto das afirmações dos vereadores do PS laconicamente afirma:  “são insinuações e alguns vão ter de engolir o que disseram”.
Diz pouco, muito pouco ou nada, o que é grave.
Fontes: Público, Lidador Notícias e PS Beja

 

Foto: Lidador Notícias


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Violência doméstica


Porque é que algumas (muitas) mulheres decidem continuar com o seu marido violento?
Nalguns casos porque temem que a situação se agrave.
Noutros, porque o marido ameaça até matar se a esposa tentar abandoná-lo. Não faltam casos em que a ameaça se concretizou.
Outras hesitam em deixar o marido porque temem que a reação dos seus familiares e amigos se volte contra elas, recusando-se a acreditar que a situação estava tão má. "Ele é tão boa pessoa, tão cordial e carinhoso com toda a gente, como podes tu dizer essa barbaridade do teu marido?!"
Depois há ainda outras "justificações":
- Não querem que os filhos cresçam sem a presença do pai e da mãe;
- Ficam com medo de não conseguirem sustentar a família sozinhas;
- Sentem vergonha de contar que sofrem agressões;
- Acreditam que a culpa é delas;
- Esperam que a situação melhore.
E a violência continua...