terça-feira, 12 de maio de 2015
Quer Wi-Fi à borla na praia? Vá prà sombra!
Criatividade é o que podemos dizer deste sistema.
Foi lançado um sistema Wi-Fi, na praia Agua Dulce, no Peru, que apenas fornece acesso à Internet a quem se posicionar na segurança da sombra, tudo para prevenir o cancro da pele. Muito engenhoso, sem dúvida.
Este sistema, batizado de “Shadow Wi-Fi”, criado pela empresa belga Happiness Brussels, vai-se estender por vários países e em breve chegará Portugal.
Com o funciona?
É construída uma parede física que projeta sombra e nessa área está disponível Internet por Wi-Fi. Para fornecer sinal é colocada uma antena direcional que está programada para apenas cobrir essa área de sombra. Um sensor monitoriza a sombra durante o dia, alterando a rotação da antena Wi-Fi. Quando “o sol se mexe” e a sombra se move… também os “clientes” da Internet têm de se mexer!
A ideia, segundo a organização deste evento, é usar a tecnologia para alertar, para fazer, de forma mais lúdica, chegar uma mensagem clara às pessoas e “obrigar” com incentivo a que estas tenham bons hábitos e cuidem da sua saúde.
Pela sua saúde proteja-se do sol e lembre-se o perigo para a pele não está associado apenas ao calor, mas sobretudo aos raios solares em especial aos UV. E estes estão presentes mesmo com temperaturas amenas.
O cancro da pele quando detetado precocemente pode ser curável, mas anualmente ainda mata milhares de pessoas.
Fonte e foto: pplware
domingo, 10 de maio de 2015
Pax Julia
Beja regressa de novo ao passado, à época romana.
A Câmara Municipal de Beja, autora do invento, convida todos a participarem nesta viagem ao passado.
Do boletim semanal do município, retiramos este texto:
«E se pudesse viajar no tempo e regressar ao tempo dos romanos?De 15 a 17 de maio, Beja regressa à época romana. Participe!
Viajar no tempo e regressar ao tempo dos romanos é o desafio lançado a todos os que queiram participar nos desfiles deste II festival que recria a época romana.
Os interessados em reviver este período áureo da cidade poderão requisitar um dos muitos fatos que a autarquia coloca à disposição da população para participar nos desfiles que animarão o centro histórico, através do email gdei@cm-beja.pt.
O cortejo de abertura do II Festival Beja Romana parte da Escola D. Manuel I, pelas 10h30, de sexta-feira, dia 15 de Maio, e contará com a participação do Executivo Municipal. No mesmo dia, pelas 17h30, sai da Praça da República, epicentro desta recriação histórica, outro desfile que se repete no sábado, às 11h00 e às 17h30. No domingo, pelas 16h30, realiza-se o cortejo de encerramento, também a partir da Praça da República.»
sábado, 9 de maio de 2015
13 de Maio, Fátima sempre!
Com a devida vénia publicamos o artigo do senhor diácono José Rosa Costa publicado no último número do Boletim Paroquial de Quintos 'O Sino'.
«FÁTIMAEm maio perfazem-se 98 anos sobre as aparições de Fátima.
O tempo passou, mas a mensagem permanece atual, porque as palavras do Céu proferidas pela Virgem Maria às três inocentes crianças e humildes pastorinhos, são inultrapassáveis por virem da parte de Deus e das quais Nossa Senhora é fiel intérprete, na Cova da Iria. Mergulham na essência do Evangelho e despertam o mundo para os caminhos da paz, ameaçada pela guerra, ontem como hoje.
Anualmente ocorrem a Fátima milhões de peregrinos, vindo dos quatro cantos da Terra, levados pela fé e amor à Mãe de Deus. A cada ouvido ressoam as frases deixadas pela celeste Senhora 'mais branca que a luz do sol': "não ofendam mais o Nosso Senhor..." "Rezem o terço todos os dias..." "O meu coração imaculado triunfará...", entre tantas outras que chamam o homem à realidade da sua condição de filho de Deus, a Quem deve amar e respeitar.
Fátima continua a ser o santuário predileto dos portugueses, mas também dos estrangeiros, que o visitam como um verdadeiro e significativo "Altar do Mundo".
Neste mês de maio todos os caminhos conduzem a Fátima. Percorramo-los, se não presencialmente, pelo menos, espiritualmente.»
Diácono José Rosa Costa in O Sino, maio 2015
terça-feira, 5 de maio de 2015
Memória curta
É uma doença de que todos nós padecemos, cronicamente.
Por sanidade mental, abstenho-me de mais comentários.
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Baralhar-nos
É o que se pode dizer destas imagens, baralham-nos a visão e a compreensão.
É Arte! Duvidosa para alguns, mas para mim é Arte. Defeito meu, dirão uns; É da idade, outros dirão. Seja.
Este artista, Víctor Enrich de seu nome, natural de Barcelona, Espanha, fotógrafo profissional, pianista nas horas vagas.
Diz-me um amigo meu (fotógrafo profissional, por acaso) "isto não é 'photoshop', é muito mais que isso!".
Algumas destas fotografias estão expostas na Bienal Fotográfica 2015 de Bogotá, Colômbia entre 02 de maio e 15 junho.
O trabalho em causa é com o Deutscher Kaiser Hotel de Munique, Alemanha.
Fotos: Víctor Enrich
O chico-espertismo
Por desobediência - recusou o teste de alcoolémia e posteriormente recusou a análise sanguínea - foi notificado para comparecer hoje às 10H00 no Tribunal de Beja.
Não é um cidadão qualquer, é um advogado. Advogado com escritório em Beja, Hugo Machado de seu nome.
A atitude deste advogado deixa-me sem palavras, só espero que a Justiça seja exemplar.
Fonte: Lidador Notícias
![]() |
| Foto: Lidador Notícias |
sábado, 2 de maio de 2015
Escolha bem o dia em que vai morrer
Não é por si, futuro defunto, mas pelos seus familiares e amigos que lhe farão o velório.
Lembre-se, escolha um dia em que seja apenas você a morrer na sua terra, em especial se for na Cabeça Gorda (ou Quintos).
Não gosto de brincar com a morte, prefiro fazê-lo com a vida, mas a atitude do senhor padre da Cabeça Gorda - que por acaso também é o pároco de Quintos - mais parece uma piada de humor negro.
Recusou o acesso à Igreja (que não é dele...) com o argumento de que a igreja é um local "para os vivos e não para os mortos".
Poderia escrever sobre a história dos locais de velório da nossa região - Alentejo - mas nada adiantaria, em primeiro lugar porque o senhor padre Dário não lê este blogue, em segundo lugar porque ele jamais compreenderia.
Lamento profundamente esta prepotência do padre Dário.
Fonte: Notícias Lidador
Lembre-se, escolha um dia em que seja apenas você a morrer na sua terra, em especial se for na Cabeça Gorda (ou Quintos).
Não gosto de brincar com a morte, prefiro fazê-lo com a vida, mas a atitude do senhor padre da Cabeça Gorda - que por acaso também é o pároco de Quintos - mais parece uma piada de humor negro.
Recusou o acesso à Igreja (que não é dele...) com o argumento de que a igreja é um local "para os vivos e não para os mortos".
Poderia escrever sobre a história dos locais de velório da nossa região - Alentejo - mas nada adiantaria, em primeiro lugar porque o senhor padre Dário não lê este blogue, em segundo lugar porque ele jamais compreenderia.
Lamento profundamente esta prepotência do padre Dário.
Fonte: Notícias Lidador
![]() |
| Foto: Notícias Lidador |
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Parece, mas não é
A perfeição tecnológica (será que perfeição é o termo correto?) avança a passos largos.
Por isso, lanço um alerta aos rapazes (e raparigas): cuidado com o que surge diante dos vossos olhos, nem tudo o que parece é!
As fotos que anexamos a esta mensagem parecem ser de uma jovem e bela rapariga, mas não são.
Trata-se apenas e só de um robot, ou mais precisamente neste caso, de uma robot.
Foi ontem apresentada na Conferência Global de Internet Móvel em Pequim, China. O andróide foi produzido por equipas do Centro de Robótica de Xangai em parceria com o professor Hiroshi Ishiguro, do Japão. A ideia do grupo é popularizar os robots entre os jovens. Batizaram-na de Yangyang e tem capacidade de apresentar várias expressões faciais.
Como tal, caro(a) leitor(a), nos dias que correm nunca se sabe com o que nos cruzamos na rua...
![]() |
| Fotos: Kim Kyung-Hoon / Reuters |
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Leia! Vai ver que não dói
Há muitas formas de nos cultivarmos, mas há uma imprescindível: a leitura.
É, desde que a escrita foi inventada, a melhor forma de registar, transmitir e, obviamente, adquirir conhecimento.
Acabei de ter conhecimento de um sítio na internet onde você pode encontrar centenas de livros digitais. «É um site onde se dá acesso gratuito a livros eletrónicos (e-books) em português europeu: reedições de livros anteriormente publicados em papel mas que são já de difícil acesso; originais inéditos e editados de propósito para publicação na Bibliotrónica Portuguesa; e livros disponíveis noutros sites, através de um índice com hiperligações.», dizem os seus autores alunos da disciplina de Edição de Textos, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e outros voluntários com preparação suficiente para executarem uma reedição.
Vá lá, vai ver que não se vai arrepender.
sábado, 25 de abril de 2015
25 de Abril sempre... Para os mesmos
Gostaria de falar sobre isto: O que foi e para que foi o 25 de Abril.
Mas não posso, ou melhor, não devo. Se o fizesse ainda me caía em cima alguma comissão de censura.
Por isso, resta-me transcrever a mensagem de hoje do Embaixador Francisco Seixas da Costa em 2 ou 3 Coisas:
«Abril no feminino
41 anos depois da Revolução, é muito triste verificar que só 31 mulheres acederem a cargos de ministro em Portugal. Os homens foram 498.
O machismo é uma nódoa neste abril.»
Subscrever:
Mensagens (Atom)










