terça-feira, 19 de abril de 2016

Presidente da República em Quintos


Foto: Wikipedia
O Presidente da República visita Quintos no próximo sábado. Bom, não será propriamente uma visita à aldeia de Quintos, mas não deixará de ser uma visita à freguesia de Quintos (atualmente designada Salvada e Quintos).
Segundo a nota de imprensa divulgada pela Presidência da República, sábado 23 o Presidente da República estará de visita às instalações da empresa Paxberry sitas em Monte dos Meloais, Quintos.
Esta empresa – Paxberry, Lda. – dedica-se ao cultivo de morangos em estufa na Herdade dos Meloais, como aqui referenciámos em 09-07-2014.
A Paxberry utiliza como técnica de cultivo de morangos a hidroponia. A hidroponia consiste no cultivo de plantas sem utilização de “solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo)” [https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroponia].
A visita do Presidente da República à Paxberry terá início às 12H25, estando a receção a cargo de Hugo Condesso Pereira, gerente da Empresa, com visita às estufas seguindo-se uma passagem pela sala de processamento.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Caminhadas?! As melhores são em Quintos!


É já no próximo sábado 16 que se realiza o Passeio Pedestre SAL “Azenhas e Fortins do Guadiana”.
A partida do Largo da Ponte em Quintos está agendada para as 10H das manhã. O percurso tem uma extensão aproximada de 15 quilómetros e uma duração prevista entre as 4 e as 5 horas. A paisagem é deslumbrante que o irá fazer esquecer as dificuldades de algumas subidas que irá encontrar.
Às 20 horas será o jantar de confraternização.
A inscrição poderá e deverá ser feita aqui e o seu custo é de 12,50 EUR ou 6,00 EUR para os possuidores de cartão SAL.
SAL – Sistemas de Ar Livre – é a Empresa organizadora deste invento.
Para mais informações consulte a sua página na internet.

Foto: SAL
 

sábado, 2 de abril de 2016

O orgulho de ser português


Às vezes – muitas, demasiadas até – dizemos mal deste país a que pertencemos (e que nos pertence!) como se ele não fosse apenas e só o reflexo de todos nós. Falo de Portugal, se se passa o mesmo em outros pouco me importa.
Às vezes, também, ouvimos e lemos testemunhos de uma Portugalidade vindos de onde menos se espera e nos comovem. Falo por mim, obviamente.
É um pequeno/grande testemunho dessa Portugalidade que Vos quero apresentar. Trata-se de um artigo intitulado “Ki Nobas?” publicado em 15-03-2011 no extinto sítio Raia Diplomática de autoria de Cátia Candeias. Um pequeno excerto:
«Um dia, uma amiga chinesa visitou-me em Malaca e levei-a a conhecer a comunidade. Cruzámo-nos com o Senhor António, que caminhava com o seu carrinho de mão e as suas redes de pesca ao longo da rua Teixeira. Apresentei-o falando em inglês, dizendo que era o meu amigo António. A minha amiga disse “Hello Anthony”, ao qual ele respondeu “My name is António, Portuguese name” apertando a mão e sorrindo. (…) Conheço gente com verdadeira alma lusitana sem nunca terem visitado Portugal. Sentem-se portugueses, sem renegarem a sua nacionalidade Malasiana. Houve uma evolução diferente do Português na comunidade luso-descendente de Malaca, uma evolução que resultou da simples vontade e necessidade de querer comunicar na língua materna. Foi esta vontade, este sentir, esta necessidade de se identificarem com os seus antepassados que permitiu que ainda hoje se possa ouvir em Malaca: “Sou Português”.»
Sinto-me pequeno perante este tipo de testemunhos.